Início / Notícias / Professora Jacqueline quer manter permanente a campanha ‘Sinal Vermelho’

Professora Jacqueline quer manter permanente a campanha ‘Sinal Vermelho’

A vereadora Professora Jacqueline (Podemos) apresentou o Projeto de Lei Nº 5/2022, que estabelece como permanente, no âmbito do município de Manaus, o Programa Sinal Vermelho contra violência doméstica.

Para a Professora Jacqueline, muitas vítimas e parentes temem a denúncia e omitem as agressões. “É uma ação altruísta de amor ao próximo. A ideia é de quem perceber esse sinal na mão de uma mulher que procure a polícia para identificar o agressor. A letra X escrita na mão da mulher, de preferência na cor vermelha, funciona como um sinal de denúncia de forma silenciosa e discreta de situação de violência”, explica.

Lançada em 2020 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), com o apoio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. A campanha incentiva o combate à violência doméstica e identificação de agressores.

Jacqueline é presidente da Comissão da Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher e presidente da Procuradoria Especial da Mulher na Câmara Municipal de Manaus. “O confinamento da pandemia impediu muitas mulheres de denunciarem seus agressores ou se encaminharem até à delegacia especializada. Uma vez permanente, a campanha Sinal Vermelho pode ser mais popularizada e até inibir atos de violência doméstica”, acrescenta.

Texto: Renata Paula – Assessoria de Comunicação da vereadora