Início / Notícias / Programa de qualificação profissional da CMM é apresentado na Associação Brasileira das Escolas do Legislativo

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador David Reis, fez uma exposição sobre o Programa de qualificação profissional, gratuito e online, da Casa legislativa, o EscolegisCMM, na Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel).

O convite para falar do Programa na Sede da entidade, em Brasília, foi feito pela Associação. O interesse era em conhecer os resultados positivos obtidos pelos cursos do EscolegisCMM, apesar do curto tempo de funcionamento.

Em pouco mais de quatro meses, o Programa caminha para a casa das 100 mil inscrições. Quanto melhor o currículo, maiores as chances de uma colocação ou recolocação profissional. Todos os meses, o EscolegisCMM oferece, em média, 12 novos cursos, com 25 mil vagas.

“Ficamos muito felizes com o sucesso do Programa, que visa ampliar as chances das pessoas em conseguir um emprego. E mais felizes ainda quando vemos esse esforço despertando interesse de entidades como a Abel”, destaca David Reis, idealizador do EscolegisCMM, lançado em 1º de dezembro passado.

A diretora da Escola do Legislativo da Câmara de Manaus, Débora Cavalcante, que esteve no encontro, além da coordenadora de Projetos da Escola, Cristiane Monteiro, fala do alcance social do Programa. “Os cursos preparam para o mercado de trabalho e também quem quer empreender. Esse investimento é sobretudo em inclusão social”.

Educação cidadã
O presidente da Abel, Florian Madruga, ficou impressionado com a qualidade dos cursos oferecidos pelo EscolegisCMM, “um programa que é de educação legislativa e cidadã”.

Na oportunidade, Florian falou do Projeto da Abel, o Constituição em Miúdos, que pode ser implantado pela CMM em Manaus. Por intermédio de palestras e cartilhas, visa conscientizar crianças e adolescentes de até 14 anos sobre cidadania, direitos e deveres. A Câmara em Manaus tem projeto semelhante, o Conhecendo sua Câmara, lançado em 2015.

Acervo legislativo
Também participou do encontro, o coordenador da Imprensa do Senado Federal, Aluízio de Brito. Na oportunidade, ele colocou a Instituição à disposição da Câmara de Manaus, para a revitalização do acervo da biblioteca da Escola do Legislativo da CMM.