Nesta semana, o Projeto de Lei n. 220/2021, de autoria do vereador Fransuá (PV), que garante a distribuição gratuita de absorventes nas escolas públicas municipais avançou na Câmara Municipal de Manaus (CMM). A matéria recebeu parecer favorável da 3º Comissão de Finanças e Orçamento (Cfeo) e seguirá para a análise da 4º Comissão de Educação.
“O combate à pobreza menstrual é fundamental para garantir o direito à saúde. A aprovação deste projeto será uma vitória para as nossas meninas que merecem respeito e dignidade”, destaca Fransuá.
Conforme o texto, o Poder Executivo promoverá o fornecimento gratuito de absorventes higiênicos nas escolas públicas em quantidade adequada às necessidades das estudantes de baixa renda.
Na justificativa da proposta, o parlamentar explica que a questão prejudica os estudos pois as alunas precisam se ausentar da escola por falta de absorvente higiênico. “Infelizmente, algumas adolescentes desistem da escola motivadas pela pobreza menstrual. Precisamos mudar esse cenário”, ressalta o parlamentar.
Texto: Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Robervaldo Rocha – Dicom/CMM
Acessibilidade