Início / Notícias / Projeto de Lei de Everton Assis garante prioridade no tratamento de endometriose

Projeto de Lei de Everton Assis garante prioridade no tratamento de endometriose

Proposta aprovada no plenário da CMM segue em análise nas comissões antes da votação final

Vereador Everton Assis durante sessão plenária da CMM, onde foi aprovado o Projeto de Lei que assegura prioridade no tratamento de endometriose - Foto: Divulgação/Assessoria

O Projeto de Lei nº 369/2024, de autoria do vereador Everton Assis (União Brasil), foi aprovado nesta terça-feira (27/08) no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM). A matéria prevê a prioridade de acesso ao tratamento clínico e cirúrgico para mulheres diagnosticadas com endometriose no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A proposta foi subscrita pelos vereadores Jander Lobato (PTB), Rosinaldo Bual (PMB) e Rosivaldo Cordovil (PSDB). Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a endometriose atinge cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva, o que reforça a relevância do tema para a saúde pública.

Após aprovação em plenário, o projeto segue para análise da 6ª Comissão de Saúde e Previdência da Casa, antes de retornar para votação final. O objetivo é assegurar, por meio da legislação municipal, prioridade no atendimento e nos procedimentos cirúrgicos destinados às pacientes que tenham diagnóstico confirmado da doença.

Para Everton Assis, a aprovação preliminar representa um avanço importante no cuidado à saúde da mulher. “Este projeto busca dar mais dignidade e qualidade de vida às mulheres que enfrentam diariamente os desafios da endometriose”, destacou o parlamentar.

Texto: Taiane Araújo (assessoria de imprensa do parlamentar)

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Share on telegram