As consultas médicas para pacientes cadastrados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou Postos do Programa de Saúde da Família, poderão ser agendadas de três formas: via ligação, por aplicativo ou pelo site da prefeitura de Manaus, graças ao Projeto de Lei N°221/2021, apresentado pelo vereador Marcel Alexandre (Avante), aprovado nesta segunda-feira (11/4), em segunda discussão que seguiu para possível sanção do prefeito.
Para o vereador, o Sistema Único de Saúde (SUS) é um grande benefício, mas o processo para garantir a consulta é difícil para quem não pode ficar muito tempo fora de casa, por ter como dependentes crianças ou pessoas com necessidades especiais.
Marcel destacou ainda que por muitas vezes, o paciente por não ter uma pessoa para auxiliar nesse processo, vai pessoalmente realizar o agendamento, mesmo em meio às dores.
“Para garantir que receberá uma das primeiras fichas de atendimento, o cidadão sai pela madrugada de sua residência, um processo cansativo que compromete a rotina. Desta forma, o agendamento via ligação elimina as filas de atendimento, facilita a vida e valoriza o cidadão”, justificou o Marcel.
Texto: Adália Marques – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM
Acessibilidade