Início / Notícias / Projeto de lei de Marcel Alexandre visa implantar rede de retenção em bueiros para evitar alagamentos

MANAUS, 18/05/22 VEREADOR MARCEL ALEXANDRE (AVANTE) DISCURSANDO NO PLENARIO DA CAMARA MUNICIPAL DE MANAUS. FOTO: ROBERVALDO ROCHA / CMM

O vereador Marcel Alexandre (Avante) apresentou na última quarta-feira (18/5), o Projeto de Lei n° 161/2022, que propõe a instalação de redes para retenção de resíduos nas saídas dos tubos de drenagens de igarapés e a implantação de um sistema de bueiro com caixas coletoras. O PL, foi deliberado e encaminhado para a 2° Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara (CCJR/CMM).

O vereador já alertava no início dos trabalhos na Casa Legislativa para essa preocupação antiga do povo manauara, visto que, devido às fortes chuvas todos os anos nesse período da cheia, que vai de fevereiro a junho, o nível do Rio Negro começa a subir e afeta a cidade.

A água já começou a invadir algumas ruas no centro da capital e segundo os dados do Porto de Manaus, alcançou a marca de 29,26 metros, ultrapassando assim, os 29 metros, considerado como cota severa de inundação.

É importante lembrar que inúmeras famílias dependem dessas medidas, visto que moram em áreas baixas e todos os anos suas casas são inundadas pelas águas.

Em janeiro, o prefeito David Almeida, lançou um pacote de ações preventivas de combate aos perigos da Cheia 2022, que visam a limpeza e desassoreamento dos igarapés, com a implantação de drenagens profundas, bem como, a desobstrução de bueiros e galerias. Além disso, as famílias em áreas de alagação estão sendo descoladas e a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) já iniciou o pagamento do auxílio aluguel, reforçando assim, a proteção e o amparo para essas famílias.

​Para o vereador Marcel Alexandre, o Projeto de Lei apresentado somará com as ações da Prefeitura no município e evitará problemas como alagamentos de regiões inteiras, degradação de estabelecimentos, invasão de lixos nas casas trazidos pela água do esgoto, a degradação do meio ambiente, proliferação de inúmeras doenças e que o asfalto coberto pela água se rompa e coloque em risco motoristas e pedestres. “É uma medida eficaz e duradoura”, pontuou o vereador.

Texto: Adália Marques – Assessoria de comunicação do vereador

Foto: Robervaldo Rocha – Dicom/CMM