Início / Notícias / Projeto de Lei de Rodrigo Sá prioriza materiais reciclados em obras públicas de Manaus

Projeto de Lei de Rodrigo Sá prioriza materiais reciclados em obras públicas de Manaus

Com metas anuais de sustentabilidade, caso seja aprovado, a implementação do PL será realizada de forma gradual

Segundo o vereador, proposta traz uma abordagem inovadora para as práticas de engenharia pública em Manaus - Foto: Divulgação/Assessoria

O Projeto de Lei n.º 138/2025, de autoria do vereador Rodrigo Sá (Progressistas), começou a tramitar no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM). A proposta prevê a implementação progressiva do uso de materiais reciclados nas obras e serviços de engenharia contratados pelo Poder Público Municipal, visando garantir maior sustentabilidade e eficiência nas construções públicas da cidade.

Elaborado para reduzir o impacto ambiental das obras públicas e promover a economia circular, o projeto propõe o aproveitamento de materiais reciclados que, anteriormente, seriam descartados. De acordo com o vereador Rodrigo Sá, a proposta atende à crescente demanda por soluções sustentáveis e traz uma abordagem inovadora para as práticas de engenharia pública em Manaus.

“Este projeto representa um avanço substancial no compromisso com a sustentabilidade e a gestão eficiente dos recursos. A implementação obrigatória do uso de materiais reciclados será um marco para a cidade, não apenas pela redução dos impactos ambientais, mas, sobretudo, pelo estímulo à economia local e pelo incentivo à produção e fornecimento desses materiais em nosso município”, afirmou o vereador Rodrigo Sá.

A proposta será agora encaminhada às comissões da CMM, onde será discutida e analisada antes de sua votação. Se aprovada, a Lei terá um impacto significativo na sustentabilidade das obras públicas da cidade, além de impulsionar o mercado local de reciclagem e promover práticas mais responsáveis na construção civil municipal.

Rodrigo Sá também ressaltou que a implementação do projeto será feita de forma gradual, com percentuais progressivos de utilização de materiais reciclados. No primeiro ano de vigência da Lei, será exigido o uso de 10% de materiais reciclados sobre o volume total aplicável. No segundo ano, esse percentual será aumentado para 15%, e, a partir do terceiro ano, o uso de materiais reciclados será de 20% do volume total de cada material utilizado nas obras e serviços públicos.

Texto: Cadu Rocha (assessoria de imprensa do parlamentar)

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Share on telegram