O plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM) deliberou nesta quarta-feira (13/03), o Projeto de Lei 057/2019, do Executivo Municipal, que obriga o uso de lâmpadas de LED em todos os novos loteamentos, vias, praças e parques públicos da cidade.
De acordo com o PL, os equipamentos devem seguir as especificações definidas em ato emitido pela Prefeitura, responsável por gerir o sistema de iluminação pública de Manaus.
Na justificativa do projeto, está demonstrado que as lâmpadas tradicionais de vapor de sódio, mercúrio ou vapor metálico causam danos ao meio ambiente por possuírem metais pesados, o que é extremamente prejudicial ao meio ambiente. Por isso, a necessidade de usar as lâmpadas de LED, que apresentam uma das mais modernas soluções para esse problema.
O líder do governo municipal na CMM, vereador Marcel Alexandre (PHS), explica que a manutenção das lâmpadas de LED é mais simples do que as antigas, o que garante que estes locais estejam sempre bem iluminados, garantindo a segurança da população.
“A luz de LED ilumina bem e garante maior segurança aqueles que circulam nas vias e praças públicas. Sabemos que muitas vezes essas lâmpadas queimam, ou são alvos de vandalismo, justamente para que o local fique escuro e facilite a prática de assaltos. Como o processo de troca é simples, o tempo de espera pelo serviço será menor, garantindo a iluminação constante”, enfatizou Marcel Alexandre.
Após a deliberação, o PL segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), da Casa Legislativa Municipal.
Texto: Tiago Ferreira – Dircom/CMM
Foto: Aguilar Abecassis – Dircom/CMM
Acessibilidade