Início / Notícias / Projeto de Lei do vereador Fransuá defende Carteira de Identificação da Pessoa com Doença Rara

Projeto de Lei do vereador Fransuá defende Carteira de Identificação da Pessoa com Doença Rara

Documento irá ofertar direitos em atendimento preferencial em repartições públicas, privadas e outros benefícios

MANAUS, 13/10/22 VEREADOR FRANSUA (PV) PRESIDE SESSAO SOLENE EM HOMENAGEM AO DIA DO PROFESSOR. FOTO: ROBERVALDO ROCHA / CMM

Durante a sessão plenária da Câmara Municipal de Manaus desta segunda-feira (06/03), foi deliberado o Projeto de Lei 044/2023, do vereador Fransuá (PV), que institui a Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência Rara (CIPDR). O Projeto que vai para a 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), tem como objetivo promover o atendimento preferencial de portadores em repartições públicas, estabelecimentos privados, e outros mediante a apresentação pelos interessados, dos laudos médicos que comprovem o quadro clínico da doença rara.

“Com o documento, a pessoa terá condições específicas como indicação de medicamentos de uso contínuo, expedição de cartão de estacionamento para a utilização de vagas e, em caso de pessoa em idade escolar, direito à matrícula no estabelecimento público de ensino mais próximo de sua residência”, afirma o vereador Fransuá.

Segundo o Ministério da Saúde, as doenças raras são caracterizadas por uma diversidade de sinais e sintomas e variam, não só de doença para doença, mas também de pessoa para pessoa acometida pela mesma condição.

Geralmente, as doenças raras são crônicas, progressivas e incapacitantes e podendo levar à morte, além disso, muitas delas não possuem cura, de modo que, o tratamento consiste em acompanhamento clínico, fisioterápico, fonoaudiológico, psicoterápico, entre outros.

Texto: Nilo Diogo – Assessoria de comunicação do vereador

 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Share on telegram