Início / Notícias / Projeto de Lei do vereador Paulo Tyrone cria programa de incentivo ao Empreendedorismo Verde

Projeto de Lei do vereador Paulo Tyrone cria programa de incentivo ao Empreendedorismo Verde

PL tem objetivo de estimular o desenvolvimento de negócios que adotem práticas ambientais responsáveis e contribuam para a redução de impactos ecológicos

O vereador ressalta que Manaus, como capital da Amazônia, possui potencial estratégico para se tornar referência em empreendedorismo sustentável - Foto: Divulgação/Assessoria

Nesta segunda-feira (31 de março), começou a tramitar na Câmara Municipal de Manaus (CMM) o Projeto de Lei Nº 114/2025, de autoria do vereador Paulo Tyrone (PMB), que propõe a criação do programa de Incentivo ao Empreendedorismo Verde. O PL foi deliberado durante a sessão plenária e segue para a 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

Com o objetivo de estimular o desenvolvimento de negócios que adotem práticas ambientais responsáveis e contribuam para a redução de impactos ecológicos, o PL vai promover a capacitação e assistência técnica para investidores que adotam modelos de negócios sustentáveis.

A proposta de Tyrone também é facilitar o acesso ao microcrédito sustentável, por meio de parcerias com instituições financeiras e cooperativas de crédito, além de fomentar a participação de empreendedores verdes em eventos e feiras públicas municipais, ampliando sua visibilidade e oportunidades de mercado.

O PL também propõe a criação de mecanismos de reconhecimento público, como um Selo Municipal de Sustentabilidade, para empresas que adotem boas práticas ambientais.

O Projeto de Lei considera empreendedorismo verde toda atividade econômica que reduza impactos ambientais por meio de práticas sustentáveis, eficiência energética ou reutilização de materiais; utilize matéria prima reciclada, biodegradável ou de origem sustentável; promova ações de reciclagem, economia circular ou agroecologia; desenvolva tecnologias limpas e inovações à redução da emissão de poluentes; e fomente práticas de responsabilidade social e ambiental.

No texto do projeto, o vereador ressalta que Manaus, como capital da Amazônia, possui potencial estratégico para se tornar referência em empreendedorismo sustentável, incentivando pequenos e médios negócios a adotarem soluções inovadoras que preservem os recursos naturais e fortaleçam a economia circular.

“Experiências bem sucedidas em outras cidades do Brasil e do mundo demonstram que políticas de incentivo ao empreendedorismo verde geram benefícios econômicos concretos, estimulando novas oportunidades de trabalho, inovação e valorização dos produtos regionais. Em Manaus, essa estratégia pode contribuir para o desenvolvimento local e consolidar o município como um polo de negócios sustentáveis na Amazônia”, destacou o parlamentar.

Texto: Eduardo Figueiredo (assessoria de imprensa do parlamentar)

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Share on telegram