Em votação de pauta nesta segunda-feira (18/09), o Projeto de Lei nº 002/2023 do vereador, proposto pelo vereador Professor Samuel, avançou com êxito para à 23ª Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O projeto tem como objetivo instituir a Semana Municipal de Conscientização e Defesa dos Direitos das Pessoas com Nanismo e criar o Dia Municipal de Combate ao Preconceito contra Pessoas com Nanismo.
O PL contempla diversas medidas importantes para a promoção dos direitos e a conscientização sobre o nanismo, um transtorno que se caracteriza por uma deficiência no crescimento, resultando em baixa estatura quando comparado à média da população de mesma idade e sexo.
A principal disposição do projeto é a instituição da Semana Municipal de Conscientização e Defesa dos Direitos das Pessoas com Nanismo, a ser realizada anualmente na quarta semana do mês de outubro. Além disso, fica estabelecido o Dia Municipal de Combate ao Preconceito contra as Pessoas com Nanismo, a ser celebrado anualmente no dia 25 de outubro.
O vereador Professor Samuel ressalta que o combate ao preconceito é fundamental para garantir que as pessoas com nanismo tenham igualdade de oportunidades e possam desfrutar de uma vida plena e inclusiva. “É importante que a sociedade se una nesse esforço de conscientização e promoção da igualdade, assegurando seus direitos e promovendo uma sociedade melhor.”
A iniciativa busca sensibilizar a sociedade para as questões relacionadas ao nanismo e combater o preconceito, estigmatização e discriminação enfrentados por aqueles que vivem com essa condição. Entre as atividades previstas no projeto, destacam-se debates, palestras, seminários, fóruns, e a divulgação dos direitos das pessoas com nanismo.
Texto: Assessoria de comunicação do vereador
Acessibilidade