Início / Notícias / Projeto de Lei propõe Comissão que fiscalize contas da gestão municipal na Câmara de Manaus

Projeto de Lei propõe Comissão que fiscalize contas da gestão municipal na Câmara de Manaus

Competirá à nova comissão ‘avaliar as contas dos administradores e responsáveis por dinheiro, bens e valores públicos da Administração Direta

Começou a tramitar na manhã desta quarta-feira (15/02), o Projeto de Lei que cria a Comissão de Fiscalização Financeira, Controle e Transparência Municipal. De autoria do vereador Lissandro Breval (Avante), a propositura acrescenta inciso ao regimento interno e traz à Casa Legislativa rotina intensiva e permanente inspeção aos valores referentes à contas ou à autorização de despesas de órgãos e entidades da administração municipal, diretamente ou por meio do Tribunal de Contas.

“O papel precípuo da Casa é legislar e fiscalizar o Executivo Municipal. Então por que não criarmos uma comissão que atue de forma mais incisiva, permanente e técnica sobre questões que envolvam o dinheiro público? Minha intenção é fortalecer a transparência na gestão pública, assegurar uso correto do dinheiro público”, afirmou o vereador Lissandro Breval.

De acordo com texto da propositura, competirá à nova comissão ‘avaliar as contas dos administradores e responsáveis por dinheiro, bens e valores públicos da Administração Direta e Indireta, incluídas as fundações e sociedades instituídas e mantidas pelo Poder Público Municipal’ em casos que sejam identificados indícios de perda, extravio ou irregularidade de qualquer natureza.

Também estão inseridos no texto que começa a tramitar na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), o acompanhamento e a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da administração direta e indireta, tal como dos convênios firmados entre a gestão municipal e entidades e avaliação e eficácia e economicidade dos projetos e programas do governo, dentre outros.

“Eu acredito na sensibilidade dos colegas parlamentares e na convicção de que nós somos representantes da população e precisamos estar sempre alertas ao que possa prejudicá-la”, concluiu Breval.

 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Share on telegram