Início / Notícias / Projeto de Lei propõe inclusão de frases de incentivo à leitura nas contas de água e energia

Vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovaram na manhã desta terça-feira (12/03) o parecer favorável da Comissão de Constituição Justiça e Redação (CCJR) ao Projeto de Lei 341/2017 que propõe a inclusão de frases de incentivo à leitura nas contas de água e energia elétrica. O projeto, de autoria do vereador Dante (PSDB), segue para Comissão de Finanças, Economia e Orçamento (CEFEO).

Dante justifica a proposta dizendo que, atualmente, a televisão, DVD, computador e principalmente a internet e os jogos eletrônicos são os passatempos preferidos da garotada. “O incentivo à leitura nem sempre é uma tarefa fácil. Não é à toa que hoje temos jovens que escrevem mal, encontram dificuldades para redigir uma redação e com a interpretação de textos e ainda possuem pouco senso crítico”, disse.

Dados da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil mostram que 44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro.

O vereador destacou que a falta leitura é preocupante. A pessoa que lê não apenas se informa, mas adquire conhecimento e critérios para tomar decisões na sua vida e que irão influir na sociedade.

Segundo o parlamentar, o projeto vai contribuir para incentivar crianças, jovens e adultos a ler e desenvolver sua criatividade. “Quero que os pais incentivem seus filhos a desenvolverem o hábito de ler. As crianças que são incentivadas a cultivar o hábito da leitura, são fadadas ao sucesso”, afirmou Dante.

Texto: Eriana Monteiro – Dircom/CMM

Foto: Robervaldo Rocha- Dircom/CMM