Início / Notícias / Projeto de Zé Ricardo propõe que reajustes em tarifas aconteçam após Audiência Pública

Projeto de Zé Ricardo propõe que reajustes em tarifas aconteçam após Audiência Pública

Vereador citou os aumentos nas tarifas de ônibus, água e esgoto que, segundo ele, acontecem sem transparência

Para o vereador, proposta visa estabelecer um processo transparente e participativo para fixação de valores nas contas da população – Foto: Rosiane Lima/Assessoria

O vereador Zé Ricardo (PT) protocolou, nesta terça-feira (18 de março), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), um projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município (Loman) estabelecendo novas normas e condições para a Prefeitura reajustar quaisquer tarifas na cidade de Manaus. De acordo com o parlamentar, a proposta visa estabelecer um processo transparente e participativo para fixação de valores nas contas da população, diferentemente do que acontece hoje, onde é estipulado o aumento, mas sem saber os reais custos dos serviços e os motivos para realização dos reajustes.

Zé Ricardo mencionou que os reajustes tarifários têm sido feito de forma recorrente pelos gestores municipais em período de recesso do parlamento municipal, sem a apresentação de planilhas de custos, sem a verificação de metas ou cumprimento de contrato por parte das concessionárias e sem aviso prévio à sociedade.

“Além de tudo isso, por vezes, os reajustes são bem acima da inflação”, completou o parlamentar.

Pela proposta do vereador, as tarifas dos transportes coletivos e da água e esgoto serão fixadas, preliminar e obrigatoriamente, por ato próprio do Poder Executivo. No entanto, as planilhas de custo e justificativas com o inteiro teor do processo deverão ser remetida à CMM, com tempo hábil, para apreciação, análise e votação.

As novas  taxas somente entrariam em vigor quando precedida de Audiência Pública realizada pela Câmara Municipal, com ampla divulgação e participação da sociedade, ficando proibida a alteração das tarifas no período do recesso dos vereadores.

Além disso, se aprovada  a proposta, será obrigatório a garantia de acesso público aos dados e informações empregados para revisão dos preços das tarifas. Aassim, a Prefeitura ou órgão responsável pelo reajuste deverão  facilitar o acesso às informações necessárias, dando transparência à decisão.

“É notória a falta de transparência da Prefeitura de Manaus. Não podemos mais aceitar esse método. As audiências garantirão o acesso dos parlamentares e de toda sociedade às informações relevantes para a defesa dos interesses públicos”, defendeu Zé Ricardo.

Texto: Jane Coelho (assessoria de imprensa do parlamentar)

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Share on telegram