A Câmara Municipal de Manaus (CMM) deliberou nesta segunda-feira (24/04) o Projeto de Lei do vereador Roberto Sabino (Podemos) que libera a entrada de animais de estimação em hospitais e outros estabelecimentos de internação para auxiliar seus tutores em sua reabilitação. A proposta, segundo o parlamentar, baseia-se em decorrência de existirem cada vez mais lares com animais de estimação, considerados por estes como membros efetivos da família, e assim contribuem no processo de recuperação dos donos em casos de doenças.
“A internação não é uma experiência agradável e um paciente muitas vezes tem em seus bichinhos um refúgio de carinho e alegria. Essa lei torna possível a ida desses animais de estimação para estes ambientes tornando-os mais divertidos e agradáveis, não somente para os donos mas também para todos os pacientes ao redor”, explicou o vereador.
Para que a entrada dos pets nestes ambientes seja possível, é necessário observar alguns critérios, dentre eles a vacinação em dia, higienização adequada, laudo veterinário atestando boas condições do animal, além de estarem sempre em guias presas por coleiras e caso necessário, de enforcador e focinheiras. A visita também só se dará mediante a solicitação e autorização do médico responsável pelo paciente.
Os benefícios da relação entre homens e animais para a saúde não é novidade para a ciência. Já existem tratamentos que utilizam animais na recuperação de pacientes, contabilizando resultados de sucesso. O estímulo dos pets em ambientes hospitalares ajuda não somente os pacientes quanto toda a equipe médica do local.
Segundo estudos de veterinária da Associação Gaúcha de Atividade e Terapia Assistida por Animais (Ágata), pessoas em contato direto com animais de estimação, tem melhoras na saúde e em sua qualidade de vida, que vão desde redução na pressão sanguínea e em batimentos cardíacos.
Texto: Maryna Ambrósio – Assessoria de comunicação do vereador Foto: Emerson França – Dicom/CMM
Acessibilidade