Início / Notícias / Rodrigo Guedes aciona a DPE para garantir direitos à saúde para pessoas com fibromialgia no Amazonas

Rodrigo Guedes aciona a DPE para garantir direitos à saúde para pessoas com fibromialgia no Amazonas

Pessoas com a doença sofrem com dores nos ossos

Parlamentar denuncia que, no Amazonas, este tipo de serviço é ineficiente ou inexiste - Foto: Kelvin Dinelli/Assessoria

O vereador Rodrigo Guedes se reuniu, na quinta-feira (28 de agosto), com o defensor público Arlindo Gonçalves, coordenador do Núcleo de Saúde da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) e representantes de associações e entidades de pessoas com fibromialgia para denunciar a falta ou insuficiência de serviços de saúde e medicamentos para pessoas com fibromialgia em Manaus e no estado do Amazonas.

Desde 2023, Guedes tem lutado para dar voz às pessoas com fibromialgia que ainda são invisíveis para o sistema de saúde e à sociedade em geral, pois ainda é uma doença pouco conhecida pela população, gerando desrespeito, invisibilidade e sofrimento a quem é acometido da enfermidade.

As pessoas com fibromialgia sofrem constantemente com dores crônicas nos ossos, articulações e músculos e apesar de não ter cura, é possível ter qualidade de vida por meio de atendimento multiprofissional, com reumatologistas, ortopedistas, neurologistas, fisioterapeutas, psicólogos e às vezes psiquiatra. Além do uso de medicamentos.

No entanto, segundo denúncias recebidas por representantes das pessoas com fibromialgia, há difícil acesso para conseguir consultas e medicamentos na rede pública de saúde, além da demora para os atendimentos.

Na reunião com o defensor público Arlindo Gonçalves, foram apresentadas as denúncias e o defensor se comprometeu a intermediar a situação com a Secretaria de Saúde para que os serviços sejam ofertados com mais eficiência à categoria.

“As pessoas com fibromialgia precisam ter acesso à saúde pública e dignidade. Mas a falta de acesso a serviços de saúde para que essas pessoas realizem seus tratamentos tem virado uma verdadeira tortura no sistema de saúde. Pedimos ajuda da Defensoria Pública para que as pessoas com fibromialgia não só saiam da invisibilidade institucional, como também tenham acesso efetivo aos seus direitos de saúde e, se possível, inclusive a um Centro Especializado de Atenção à Fibromialgia”, declarou.

Texto: Beatriz Araújo (assessoria de imprensa do parlamentar)

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Share on telegram