Início / Notícias / Rodrigo Guedes cobra retorno de auxílio alimentação e melhorias para servidores do SAMU

Durante a Tribuna Popular desta quarta-feira (10/8), proposta pelo vereador Rodrigo Guedes (Republicanos), em caráter de urgência, o vereador destacou a importância dos servidores do SAMU para a saúde da capital amazonense e cobrou o retorno do pagamento do vale-alimentação dos profissionais. Com a participação de outros parlamentares do Legislativo municipal, o debate ressaltou a necessidade da discussão sobre o assunto e cobrar providências da Prefeitura de Manaus.

Participaram da Tribuna Popular: Divalnei Lopes de Almeida, condutor de motolância e técnico em enfermagem, Ramiceu Coelho Pinheiro, secretaria do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem, Denison Vilar, condutor de motolância, além dos demais servidores do Samu, Marinalva Lima, Romildes Correia, Francineide Moraes e Marcelo Ribeiro. Os presentes discutiram sobre as dificuldades na aquisição de fardamentos, a falta de atualização dos adicionais de insalubridade noturno, auxílio alimentação e a implantação do auxílio uniforme.

Segundo denúncia feita pelos servidores do SAMU ao vereador, em maio foi retirado o valor de R$ 484,00/mês dos contracheques. O valor era referente ao auxílio alimentação da categoria, ou seja, a remuneração dos servidores sofreu redução.

“Essas reivindicações são de conhecimento m da Prefeitura, no ano passado essas demandas foram apresentadas pelos profissionais nesta Casa, mas nada foi feito por parte da Prefeitura de Manaus, muito pelo contrário tivemos mais fatores de desvalorização como a retirada do auxílio alimentação dos 920 profissionais do SAMU. Essa Tribuna, foi para que os servidores fizessem esse pedido de socorro, porque diariamente são eles que atendem as emergências em toda cidade, porém hoje são eles que estão pedindo urgência e socorro em suas demandas. Esse é o verdadeiro reconhecimento que os profissionais da saúde merecem, a garantia de seus direitos. Palavras e homenagens não vão fazer com que eles tenham melhorias na qualidade de vida. É preciso reconhecer no contracheque”, declarou.

Ao fim da Tribuna, o vereador anunciou que em conversa com secretário de saúde da Prefeitura, Wagno Oliveira, o mesmo garantiu o retorno do auxílio alimentação aos servidores do SAMU. No entanto, Guedes destacou que a medida só deve ser comemorada quando o pagamento constar no contracheque dos profissionais.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador