Início / Notícias / Rodrigo Guedes denuncia Sinetram e Prefeitura de Manaus no Ministério Público

Rodrigo Guedes denuncia Sinetram e Prefeitura de Manaus no Ministério Público

Após quatro dias de transtornos no atendimento do Sinetram, devido a atualização, sem aviso prévio, nos leitores dos cartões de passagem do transporte coletivo em Manaus, o vereador Rodrigo Guedes (Republicanos) denunciou o órgão e a Prefeitura de Manaus ao Ministério Público do Amazonas (MPAM).

Na última quarta-feira (22/6), Guedes apresentou diversas denúncias de passageiros ao Ministério Público e solicitou através de Ação Civil Pública, a apuração das causas que ocasionaram falhas no sistema de bilhetagem eletrônica, reparação dos danos causados aos usuários do sistema de transporte coletivo e multa indenizatória ao Sinetram. A medida busca ainda que os passageiros tenham seus créditos restituídos nos cartões de passagem. As denúncias foram enviadas ao vereador pela população, através das redes sociais, e anexadas ao instrumento enviado ao MP.

“Os usuários do transporte coletivo foram maltratados durante quatro dias, tiveram seus créditos de passagens roubados e não receberam nenhuma resposta ou explicação sobre a situação. O Sinetram e a Prefeitura viraram as costas para as pessoas diante de um verdadeiro caos. Essa situação é inaceitável! Essa falha precisa ser investigada e as denúncias precisam ser resolvidas! Vou continuar cobrando respostas e só irei descansar quando o problema for resolvido e os usuários tenham seus créditos restituídos”, defendeu o vereador.

Em resposta ao pedido de Guedes, a promotora de Justiça, Sheyla Andrade notificou o Sinetram a providenciar itens de atendimento como banheiros químicos e realizar a descentralização do posto de serviço para receber os passageiros. A promotora também abriu procedimento administrativo para investigar as possíveis irregularidades da situação.

Caos no Sinetram

As denúncias sobre o roubo dos créditos nos cartões de passagem foram feitas pelos usuários do transporte coletivo na última sexta-feira, 17/06. Segundo os passageiros, ao tentar embarcar nos ônibus da capital, o sistema debitava o crédito nos cartões “Passe Livre”, “Passa Fácil” e “Passe Estudantil”, mas a catraca não é liberada, resultando no pagamento integral da passagem.

Direcionados ao Sinetram para resolver o problema, os passageiros precisavam enfrentar filas de espera de dez horas para receberem atendimento. Em alguns casos, os usuários eram orientados a retornar no órgão em outra data para emitir um novo cartão de passagem.

Texto: Beatriz Araújo – Assessoria de comunicação do vereador