Foi aprovado na Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta segunda-feira (8 de setembro), o Projeto de Lei nº 080/2025, de autoria do vereador Rodrigo Sá (Progressistas), que institui a Corrida Contra a Violência à Mulher no calendário oficial da capital amazonense. O projeto segue para a 3ª Comissão de Finanças e Economia e Orçamentos.
A proposta prevê que a corrida seja realizada anualmente, no segundo domingo de março, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. O evento será aberto a toda a população e tem como objetivo promover a conscientização sobre a violência doméstica, o feminicídio e a misoginia, além de estimular a prática esportiva e valorizar o papel da mulher na sociedade.
Segundo o vereador Rodrigo Sá, a criação da corrida representa um importante instrumento de reflexão e mobilização social.
“Essa lei tem por objetivo criar no calendário municipal a corrida contra a violência à mulher, não para apenas ser um ato simbólico, mas sim para ser um ato de verdadeiramente motivar e arregimentar a sociedade de um modo geral”, reforçou o vereador.
O projeto recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e foi subscrito por 10 vereadores: Diego Afonso, Everton Assis, Pai Amados, Marco Castilhos, Sérgio Baré, Raulzinho, Jander Lobato, Rondinei Ramos, Paulo Janjão e Roberto Sabino.
Texto: Vandreza Costa (assessoria de imprensa do parlamentar)
Acessibilidade