Com o encerramento do mês dedicado à campanha Janeiro Branco, o vereador Saimon Bessa (União Brasil) reforçou a importância da conscientização sobre saúde mental entre a população. O parlamentar destacou os impactos que transtornos relacionados ao equilíbrio psicológico podem causar nas relações interpessoais e, especialmente, na vida profissional.
“Existe uma grande necessidade de a população entender que a saúde mental influencia diretamente na qualidade de vida das pessoas. Trabalho com muitas pessoas, e esse assunto é prioridade para mim. Não há nada pior do que um ambiente de trabalho onde não exista o devido entendimento e a necessária compreensão sobre o tema”, afirmou Bessa.
O vereador também ressaltou o contexto pós-pandemia, em que o home-office foi adotado em grande escala, contribuindo para um aumento significativo no número de pessoas diagnosticadas com depressão.
“O isolamento social provocado pela pandemia tornou as pessoas mais vulneráveis a essa condição, e até hoje o mercado de trabalho sofre as consequências disso”, pontuou.
A saúde mental será uma bandeira prioritária no mandato do vereador Saimon Bessa, que acredita na necessidade de criar um ambiente mais acolhedor e humanizado, tanto no mercado de trabalho quanto na sociedade como um todo. O parlamentar defende a ampliação do debate sobre o tema e a implementação de políticas públicas que promovam o bem-estar emocional da população.
“Cuidar da saúde mental é essencial para uma sociedade mais produtiva, harmoniosa e saudável. Vamos trabalhar para que esse tema tenha a atenção que merece, incentivando iniciativas e ações que aproximem o poder público das necessidades reais das pessoas”, concluiu Bessa.
De acordo com o último levantamento realizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os afastamentos por depressão registraram um aumento de 38% em 2023, em comparação a 2022. A campanha Janeiro Branco, criada em 2014 pelo psicólogo Leonardo Abrahão para conscientizar sobre saúde mental em todas as áreas, foi instituída como lei federal em 2023.
Acessibilidade