No Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março, o vereador Saimon Bessa (União Brasil) ressaltou a importância em fortalecer as políticas públicas voltadas para a inclusão e os direitos das pessoas com Síndrome de Down.
O parlamentar, que também é membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência na Câmara Municipal de Manaus (CMM), destacou a necessidade de um olhar mais atento por parte do Poder Público para essa comunidade, garantindo acesso à educação, saúde e oportunidades de emprego.
Saimon Bessa enfatizou que a sociedade manauara ainda enfrenta desafios para promover uma inclusão verdadeira e que muitas pessoas com deficiência intelectual lidam com barreiras que vão desde a falta de estrutura nas escolas até a escassez de políticas de apoio que assegurem autonomia e dignidade.
O vereador também reforçou a importância de sensibilizar a população sobre a capacidade das pessoas com Síndrome de Down, destacando que a diversidade deve ser celebrada.
“Precisamos mudar essa realidade e promover iniciativas que garantam mais inclusão. Como membro da Comissão que defende os direitos dessa comunidade na Câmara Municipal de Manaus, reforço meu compromisso de ser uma voz ativa sobre o tema. No entanto, também é fundamental que a população seja conscientizada e veja essas pessoas sem preconceito”, destacou o parlamentar.
O Dia Internacional da Síndrome de Down foi instituído pela ONU com o objetivo de conscientizar sobre os direitos e a inclusão social das pessoas com essa condição, além de promover o respeito e a valorização da diversidade. A data foi escolhida em referência à triplicação do cromossomo 21. Em diversas partes do mundo, a ocasião é marcada por eventos e ações que buscam eliminar preconceitos e sensibilizar a sociedade para a construção de um mundo mais justo e igualitário.
Texto: Saulo Fernando (assessoria de imprensa do parlamentar)
Acessibilidade