Início / Notícias / Saimon Bessa destaca importância em fortalecer inclusão de pessoas com Síndrome de Down em Manaus

Saimon Bessa destaca importância em fortalecer inclusão de pessoas com Síndrome de Down em Manaus

Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado nesta sexta-feira (21 de março)

Bessa reforçou a importância de sensibilizar a população sobre a capacidade das pessoas com Síndrome de Down - Foto: Cleuton Silva/Dicom

No Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março, o vereador Saimon Bessa (União Brasil) ressaltou a importância em fortalecer as políticas públicas voltadas para a inclusão e os direitos das pessoas com Síndrome de Down.

O parlamentar, que também é membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência na Câmara Municipal de Manaus (CMM), destacou a necessidade de um olhar mais atento por parte do Poder Público para essa comunidade, garantindo acesso à educação, saúde e oportunidades de emprego.

Saimon Bessa enfatizou que a sociedade manauara ainda enfrenta desafios para promover uma inclusão verdadeira e que muitas pessoas com deficiência intelectual lidam com barreiras que vão desde a falta de estrutura nas escolas até a escassez de políticas de apoio que assegurem autonomia e dignidade.

O vereador também reforçou a importância de sensibilizar a população sobre a capacidade das pessoas com Síndrome de Down, destacando que a diversidade deve ser celebrada.

“Precisamos mudar essa realidade e promover iniciativas que garantam mais inclusão. Como membro da Comissão que defende os direitos dessa comunidade na Câmara Municipal de Manaus, reforço meu compromisso de ser uma voz ativa sobre o tema. No entanto, também é fundamental que a população seja conscientizada e veja essas pessoas sem preconceito”, destacou o parlamentar.

Sobre a data

O Dia Internacional da Síndrome de Down foi instituído pela ONU com o objetivo de conscientizar sobre os direitos e a inclusão social das pessoas com essa condição, além de promover o respeito e a valorização da diversidade. A data foi escolhida em referência à triplicação do cromossomo 21. Em diversas partes do mundo, a ocasião é marcada por eventos e ações que buscam eliminar preconceitos e sensibilizar a sociedade para a construção de um mundo mais justo e igualitário.

Texto: Saulo Fernando (assessoria de imprensa do parlamentar)

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Share on telegram