Parlamentares da Câmara Municipal de Manaus aprovaram na última segunda-feira (1º de setembro), o Projeto de Lei nº 496/2025, de autoria do vereador Sérgio Baré (PRD), que prevê a oferta de fisioterapia de reabilitação a mulheres submetidas a mastectomia na rede pública de saúde.
A proposta busca prevenir e reduzir sequelas decorrentes do procedimento cirúrgico, como limitações articulares, linfedema, alterações posturais, fibrose muscular e aderências teciduais.
De acordo com o texto, o atendimento será realizado no Centro de Reabilitação de Manaus, mediante comprovação da cirurgia, com ou sem esvaziamento axilar. A definição das técnicas e do número de sessões ficará a cargo dos profissionais de saúde responsáveis.
Como justificativa, Baré destacou que a reabilitação é indispensável para que pacientes retomem suas atividades cotidianas, profissionais e sociais.
“As mulheres que passam pela mastectomia não lidam apenas com a cicatriz da cirurgia, também enfrentam dores, limitações nos movimentos do braço, risco de linfedema, dificuldades para realizar tarefas simples e até impactos emocionais na autoestima”, afirmou o vereador Sérgio Baré.
O projeto que busca garantir que as usuárias tenham acesso à reabilitação necessária segue agora para sanção do Executivo Municipal.
Texto: Carol Veras (assessoria de imprensa do parlamentar)
Acessibilidade