Início / Notícias / Sérgio Baré reforça alerta sobre riscos do cigarro eletrônico em sessão na CMM

Sérgio Baré reforça alerta sobre riscos do cigarro eletrônico em sessão na CMM

Vereador destaca necessidade de prevenção e debate riscos à saúde em campanha 'Agosto Branco'

Vereador alertou sobre o tema durante a Tribuna Popular, da CMM. - Foto: Eder França/Dicom

O vereador Sérgio Baré (PRD) voltou a alertar para os riscos do cigarro eletrônico e a importância da prevenção ao câncer de pulmão. O tema foi discutido nesta quarta-feira (13 de agosto), durante a Tribuna Popular, na Câmara Municipal de Manaus, com a participação do oncologista William Fuzita, membro titular da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, dentro da programação da campanha ‘Agosto Branco’.

Baré elogiou a postura de colegas que abordaram o impacto do uso dos dispositivos eletrônicos para fumar, classificando-os como fator de risco para doenças graves, como a bronquiolite obliterante, conhecida como “pulmão de pipoca”, que pode causar sequelas permanentes ou levar à morte.

“Prevenir é muito mais barato do que tratar, e isso passa pela educação”, afirmou.

O vereador também destacou que a prevenção deve ser uma responsabilidade conjunta dos poderes municipal, estadual e federal, e não apenas da rede municipal de saúde. Ele lembrou que, desde 2009, a quantidade de leitos de UTI no Hospital João Lúcio permanece a mesma, e que a pandemia revelou a fragilidade da estrutura hospitalar.

“Se não houver investimento, poderemos enfrentar um caos mesmo sem pandemia”, alertou.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), entre os principais riscos associados ao uso de cigarros eletrônicos estão o desenvolvimento de câncer, doenças respiratórias e cardiovasculares, como infarto, morte súbita e hipertensão arterial.

Também há a possibilidade de contrair a doença pulmonar Evali, sigla em inglês para lesão pulmonar associada ao uso de produtos de cigarro eletrônico ou ‘vaping’. Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), os sintomas incluem tosse, dor torácica, falta de ar, dor abdominal, náuseas, vômitos, diarreia, febre, calafrios e perda de peso.

 

Texto: Carol Veras (assessoria de imprensa do parlamentar)

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Share on telegram