Início / Notícias / Servidores da CMM participam de ação preventiva contra Lesões por Esforço Repetitivo

Servidores da CMM participam de ação preventiva contra Lesões por Esforço Repetitivo

Durante a ação, os servidores praticaram exercícios que podem auxiliar na manutenção da saúde e na melhoria do bem-estar no ambiente de trabalho

Equipe de estudantes de Fisioterapia aplicou os exercícios laborais em todos os setores da CMM – Foto: Eder França/Dicom

Os servidores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) participaram, nesta sexta-feira (21 de fevereiro), de uma ação especial voltada para a prevenção de Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).

A iniciativa foi promovida pelo Departamento Médico da CMM e contou com a participação de estudantes do grupo de estudos de Fisioterapia (GEFISIO) da Universidade Estácio, destacando a importância da ginástica laboral na rotina profissional.

Durante a ação, os servidores aprenderam  exercícios simples que podem ser praticados ao longo do dia e que auxiliam na manutenção da saúde e na melhoria do bem-estar no ambiente de trabalho.

Segundo a professora de fisioterapia Tainá Lopes, o objetivo é oferecer práticas acessíveis que ajudem a reduzir o impacto das atividades repetitivas no corpo.

“É uma ação voltada principalmente para esses servidores que estão nesse dia a dia de trabalho, sentados em frente a um computador, na correria. Essa ativiade vem para aliviar e evitar possíveis lesões. É algo rápido, mas importante”, explicou.

De acordo com dados da Previdência Social, as LERs e DORTs representam cerca de 30% dos afastamentos por doenças ocupacionais no Brasil. Para reduzir esses índices, especialistas recomendam a adoção de exercícios que aliviam tensões musculares, estimulam a circulação e promovem o relaxamento ao longo do expediente.

Estudante do quarto semestre do curso fisioterapia, Eliseu Oliveira, reforçou que a prática da ginástica laboral não apenas previne lesões, mas também contribui para o bem-estar emocional dos trabalhadores.

“A gente busca conscientizar sobre a vida diária e a importância da ginástica laboral, que traz um benefício muito grande com relação à saúde, à autoestima”, disse.

A recomendação dos especialistas é que a ginástica laboral seja realizada em três momentos do dia: antes do expediente, para preparar o corpo e a mente; no meio da manhã e da tarde, para aliviar tensões e estimular a circulação; e no fim do expediente, para relaxar e evitar o acúmulo de fadiga.

Texto: Michael Douglas/Dicom

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Share on telegram