Início / Notícias / Thaysa Lippy pede informações sobre processo disciplinar contra terapeuta denunciada por maus-tratos

Nesta terça-feira (29/3), a vereadora Thaysa Lippy (PP) encaminhou ao Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 12º Região (Crefito-12) do Amazonas, um ofício assinado por 29 vereadores, pedindo informações sobre o processo disciplinar instaurado contra a terapeuta ocupacional, Samia Patricia Riatto Watanabe, denunciada pelo crime de maus-tratos contra crianças autistas, em Manaus.

O ofício reúne assinaturas dos vereadores: Allan Campelo (PSC); Amon (sem partido); Caio André (PSC); Capitão Carpê (Republicanos); Diego Afonso (União); Dione Carvalho (Patriota); Dr Daniel Vasconcelos (PSC); Eduardo Alfaia (PMN); Everton Assis (PSL); Elan Alencar (PROS); Fransuá (PV); Glória Carratte (PL); Ivo Neto (Patriota); Jander Lobato (PTB); Joelson Silva (Patriota); João Carlos (Republicanos);  Kennedy Marques (PNM); Marcel Alexandre (sem partido); Marcio Tavares (Republicanos); Mitoso (PTB); Peixoto (Agir 36);  Professor Samuel (PL); Rauzinho (PSDB); Rodrigo Guedes (PSC); Rosinaldo Bual (PMN);  Rosivaldo Cordovil (PSDB); Wallace Oliveira (PROS); William Alemão (Cidadania) e Yomara Lins (PRTB).

Em outubro do ano passado, a vereadora pediu ao Crefito por meio do ofício 240/2021, assinado também por vários vereadores, informações sobre a atuação da terapeuta. “Na época, eles nos responderam que estavam iniciando processo de apuração. Hoje, março de 2022, demos entrada novamente no Crefito e queremos saber se algo foi feito”, declarou.

O Crefito é o conselho responsável por zelar pelo exercício profissional executado por Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais. Cabe ao Crefito expedir registros profissionais; arrecadar anuidades, multas e emolumentos; além de julgar infrações e aplicar penalidades previstas pela legislação brasileira.

No ano passado, a terapeuta Samia Patrícia foi indiciada por maus-tratos pela Polícia Civil após agredir uma criança autista, de 8 anos, dentro de uma clínica particular em Manaus. O caso já foi encaminhado para a Justiça do Amazonas. No Tribunal de Justiça, dois processos estão sobrestados para cumprimento de diligências do Ministério Público do Amazonas. O primeiro tramita desde agosto e o segundo desde dezembro passado, sendo esse último com o nome de várias crianças.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação da vereadora