Na manhã desta quarta-feira (26 de março), a causa autista foi pauta de discussão na Tribuna Popular da Câmara Municipal de Manaus (CMM). Proposto pelo vereador Eurico Tavares (PSD), o momento foi de depoimentos de representantes do Instituto Autismo no Amazonas (IAAM), que não somente listaram as problemáticas vivenciadas pela causa, mas pediram ao Parlamento atenção e ação efetiva para mudar a realidade ainda deficitária das famílias de autistas.
“Quem vai cuidar dos nossos filhos quando não estivermos mais aqui? Quando lutamos por direitos é isso que queremos assegurar. Essa Casa tem prerrogativa, é ela que aprova o orçamento da gestão municipal. Que as discussões e ações sejam para atuar pela causa. Nossas famílias estão colocadas à margem, sendo excluídas pela ausência de laudo. A gente espera um ano por uma consulta. Isso precisa mudar e eu peço ajuda dessa Casa”, afirmou o fundador e diretor financeiro do IAAM, Joaquim Melo.
Para o propositor da Tribuna Popular, cada vez mais espaço, políticas públicas e investimentos precisam ser direcionados para a causa autista. Tavares é apoiador do IAAM há oito anos e assegurou compromisso de que os projetos que apresentar na Casa também terão esse tema como pauta.
“Precisamos olhar com sensibilidade para a realidade das famílias que têm autistas. Perceber que viver sem a assistência devida, sem o cumprimento de direitos, torna ainda árdua a missão de dar o suporte que cada familiar merece ter. O transtorno do espectro autista é uma realidade que precisa de união de poderes, de ouvidos para as reais necessidades e de ações efetivas. Do meu mandato, eles sempre terão atenção, espaço, ações”, destacou o vereador.
Texto: Marília Pimenta (assessoria de imprensa do parlamentar)
Acessibilidade