Início / Notícias / Vereador Dione propõe criação do auxílio ‘Cuidador Legal’ para pacientes crônicos em Manaus

Vereador Dione propõe criação do auxílio ‘Cuidador Legal’ para pacientes crônicos em Manaus

Projeto tem como objetivo auxiliar no custeio das despesas geradas pelos cuidados com pessoas acamadas ou incapacitadas

Vereador falou sobre o projeto durante Sessão Plenária. (Foto: Divulgação)

O vereador Dione Carvalho (Agir) anunciou, na última quarta-feira (10/04), na tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), que irá apresentar um Projeto de Lei que institui o auxílio “Cuidador Legal”. O benefício será destinado para familiares dedicados ao cuidado de pacientes crônicos e acamados com renda limitada.

Segundo o parlamentar, o projeto tem como objetivo auxiliar no custeio das despesas geradas pelos cuidados de pessoas idosas ou com deficiência em situação de vulnerabilidade social.

No discurso, o vereador relatou os inúmeros casos que têm acompanhado de pessoas que estão acamadas, e mencionou as dificuldades financeiras que muitas famílias enfrentam.

“A partir da semana que vem, iremos apresentar neste plenário este Projeto de Lei, que é um clamor de muitas famílias que necessitam dessa assistência. Conheço as dificuldades que muitas famílias enfrentam por essa situação, por isso vamos seguir adiante com esse projeto”, enfatizou o vereador.

Auxílio – O auxílio “Cuidador Legal” propõe um salário mínimo mensal, a ser concedido a familiares ou responsáveis que se dediquem exclusivamente ao cuidado de pacientes crônicos, acamados ou incapacitados que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC) do INSS, desde que a renda do paciente não ultrapasse 2,5 salários mínimos.

Para ter direito ao auxílio, o cuidador deverá atender aos seguintes requisitos: comprovar vínculo familiar ou de responsabilidade com o paciente; demonstrar dedicação exclusiva ao cuidado do paciente, sem exercer atividade remunerada; residir no mesmo domicílio que o paciente; receber visita de assistente social designado pelo município para avaliação das condições econômicas, financeiras e de saúde do paciente e do cuidador.

A proposta prevê que o auxílio seja renovado mediante análise trimestral das condições do paciente e do cuidador, sendo necessário apresentar documentos que comprovem a continuidade das condições que justificam o benefício.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Share on telegram