Início / Notícias / Vereador Kennedy destaca importância do Dia Nacional da Luta Contra a Violência à Mulher

MANAUS, 10/10/22 VEREADOR KENNEDY MARQUES (PMN) DISCURSANDO NO PLENARIO DA CAMARA MUNICIPAL DE MANAUS. FOTO: ROBERVALDO ROCHA / CMM

Durante a sessão plenária desta segunda-feira (10/10), o vereador Kennedy Marques (PMN), falou sobre o Dia Nacional da Luta Contra a Violência a Mulher, tema que é de extrema importância e celebrado anualmente no dia 10 de outubro.

Segundo o parlamentar, o tema precisa ser discutido todos os dias, pois as mulheres sofrem vários tipos de agressões, que aumentaram com a pandemia de covid-19. “Muitos casais tiveram mais tempo juntos e foi aí que observamos o quanto esse número de mulheres agredidas e mulheres exploradas cresceu de uma forma veloz”, relatou o parlamentar.

Uma das formas de  combater esse tipo de violência, de acordo com o vereador , é a criação de políticas públicas, de emprego e renda para que essas mulheres possam ter um sustento, já que muitas não denunciam a agressão, justamente por ser dependente do companheiro. “As mulheres tem medo de perder esse sustento, se preocupam com o filho, com a casa e muitas vezes, elas se submetem ao silêncio e só nos damos conta quando elas surgem no noticiário”, enfatizou.

Sobre o Dia Nacional de Luta Contra a Violência a Mulher

A data foi criada após a realização de um protesto no dia 10 de outubro de 1980, contra o aumento dos chamados crimes de gênero, ou seja, praticados contra uma pessoa em situação de vulnerabilidade por causa da sua identidade de gênero.

O objetivo do Dia Nacional de Luta Contra Violência à Mulher é promover reflexões sobre o tema e também orientá-las para que busquem ajuda caso sejam vitimas de violência ou estejam inseridas em um contexto relacionado. Até julho de 2022, o Brasil recebeu mais de 31 mil denúncias de violência contra as mulheres e o número de casos é ainda maior, visto que nem todas as vítimas formalizam denúncias.

Fonte: Educa mais Brasil
Texto: Julli Guerra – Assessoria de comunicação do vereador