O vereador Luís Mitoso (MDB) participou, nesta sexta-feira (1º/11), da formatura de 230 novos guardas municipais, aprovados no curso de formação da Guarda Municipal de Manaus (GMM) que, após serem efetivados, vão quadruplicar o número de agentes armados da Guarda Municipal, que atualmente são 60.
O evento aconteceu no auditório da Prefeitura de Manaus, no bairro Compensa, zona oeste, e foi comandado pelo prefeito David Almeida e pelo secretário Alberto de Siqueira, titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), além de outras autoridades.
“O vereador Mitoso é o autor da emenda que nos proporcionou fazermos a mudança da Guarda Municipal para que ela se tornasse armada e pudéssemos fazer o concurso público. E vocês (guardas municipais) são o início da solução para os grandes problemas que Manaus tem enfrentado. Vou falar inclusive com o José Aldo, com a Ketlen Vieira, para vir pra Manaus dar o curso pra vocês de defesa pessoal, com os melhores que temos no UFC”, destacou David Almeida.
Para o vereador Mitoso, este é mais um capítulo memorável do ressurgimento e fortalecimento da Guarda Municipal de Manaus.
“Nós estamos muito felizes porque fazemos parte desse marco histórico para a segurança de Manaus, desde nossa propositura de emenda à LOMAN, na Câmara Municipal, que possibilitou ao prefeito treinar e armar nossos guardas, até este dia, onde estamos formando mais 230 guerreiros e guerreiras que vão estar nas ruas protegendo nossa população e somando com as forças de seguranças de nosso estado. Parabéns aos formandos, vamos em frente, este é só o início”, afirmou o vereador.
O curso de formação teve duração de dois meses, com início no mês de agosto, com a grade curricular composta por aulas teóricas e práticas, armamento e tiro, além do período de estágio dos candidatos. Durante o evento, houve a apresentação dos novos armamentos da GMM, carabinas e espingardas.
O prefeito de Manaus informou que os novos guardas formados devem ser nomeados até fevereiro de 2025, isso por conta de um impedimento da legislação eleitoral, que determina a nomeação de novos servidores somente três meses após a conclusão do período eleitoral. Porém, o chefe do Executivo Municipal vai buscar realizar a nomeação em janeiro, logo após sua diplomação para o segundo mandato.
Texto: Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Guilherme Corrêa