Início / Notícias / Vereador professor Samuel destaca ‘Setembro Dourado’ e promove arrecadação de leite ao GACC

MANAUS, 26/09/22 VEREADOR PROFESSOR SAMUEL (PL) DISCURSANDO NO PLENARIO DA CAMARA MUNICIPAL DE MANAUS. FOTO: ROBERVALDO ROCHA / CMM

O vereador professor Samuel utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta segunda-feira, 26/9, para destacar a importância da Campanha ‘Setembro Dourado’, mês de prevenção e conscientização ao câncer infanto-juvenil, através da lei nº2481/2019 de sua autoria.

Como ação beneficente a Casa de Apoio a Criança com Câncer, GACC, um stand da instituição estará de 26 à 28/9, no hall de entrada da Casa Legislativa, com vendas de camisas e artigos confeccionados pelo Gacc. Intercedida pelo parlamentar, o stand também recebe doação de latas de leite ninho, pois em média são usadas mais de 300 mensalmente.

“Estamos em um mês muito especial, muito se fala sobre o setembro amarelo que é uma importante campanha contra o suicídio, mas também temos em nosso município através da Lei n. 2481/2019 o Setembro Dourado, uma campanha durante todo esse mês em conscientização e prevenção ao câncer infanto-juvenil.

Quando diagnosticado precocemente, o câncer infanto-juvenil apresenta 80% de probabilidade de cura, segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA). No Brasil, assim como nos países desenvolvidos, o câncer se apresenta como uma das principais causas de morte por doença entre crianças e adolescentes de 0 a 19 anos (8% do total). O INCA estima que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no país mais de 9 mil novos casos de câncer em crianças e adolescentes de 0 a 19 anos.

O parlamentar finalizou pedindo apoio para doação. “Abracem esta causa sempre, nossas crianças merecem o melhor tratamento. Convido a todos a participarem do stand do GACC no hall de entrada da Câmara Municipal, todo dinheiro arrecadado é para ajudar a instituição. Eles também estão recebendo latas de leite, façamos as contas, se cada um de nós doarmos 10 latas de leite, eles recebem mais de 400 doações!”, disse Samuel.

Texto: Paula Christina – Assessoria de comunicação do vereador

Foto: Robervaldo Rocha – Dicom/CMM