Início / Notícias / Vereador Rodrigo Guedes defende melhorias no sistema de transporte coletivo de Manaus

Parlamentar se mostrou contrário a um possível aumento no valor da tarifa de ônibus na capital

Durante a Sessão Plenária desta segunda-feira (15/05), o vereador Rodrigo Guedes (Podemos) denunciou o que, de acordo com ele, seria uma possível manobra da Prefeitura de Manaus para aumentar a tarifa do transporte coletivo na capital.

Após o anúncio de paralisação dos rodoviários do transporte coletivo de Manaus, Guedes afirma que a base aliada ao Prefeito de Manaus, David Almeida articulou visita do diretor do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Paulo Henrique Martins na Câmara Municipal de Manaus (CMM), para apresentar um relatório com os valores de custo do transporte público de Manaus. Na ocasião, Paulo Henrique destacou que a capital está há seis anos sem reajuste na tarifa de ônibus.

Guedes considerou suspeita a visita às vésperas de uma paralisação do transporte coletivo e defendeu que não cabe aumento da tarifa de ônibus, tendo em vista as condições precárias das frotas do transporte coletivo.

O vereador destaca que em 2021 a Prefeitura de Manaus desembolsou R$ 300 milhões em subsídio para as empresas do transporte coletivo, já em 2022, ele frisa que o valor subiu para R$ 400 milhões. De acordo com Guedes, o repasse é suficiente para que as empresas melhorem as condições dos ônibus, sem reajustar a tarifa de ônibus.

“É necessário melhorar o sistema do transporte coletivo, temos ônibus que dão problema todos os dias e a Prefeitura de Manaus parece estar caminhando para um cenário onde aumentar a tarifa de ônibus é a única opção! Manaus tem um dos piores cenários econômicos entre as capitais brasileiras. Não cabe o aumento da tarifa de ônibus e sim melhorias no sistema.”

Texto: Beatriz Araújo – Assessoria de comunicação do vereador
Foto: Kelvin Dinell