Início / Parlamentares / Gilmar Nascimento

Vereador(a) Gilmar Nascimento

img
Fale com seu vereador
Telefone: (92) 3303-2727
Gabinete: 07

Biografia

O vereador Gilmar Nascimento atua como presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) na Câmara Municipal de Manaus (CMM) e como vice-líder do Prefeito de Manaus, David Almeida. É advogado, possui especialização em Direito Penal e Processo Penal, com grande conhecimento também nas áreas de Direito Constitucional, Político e Administrativo. É formado em Coaching Integral Sistêmico. Atuou como professor universitário e foi Secretário Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), unidade gestora da Prefeitura de Manaus. Atualmente integra o partido Avante. Durante a carreira política, Gilmar Nascimento ocupou funções importantes na CMM, incluindo de líder do governo, 1º vice-presidente, corregedor, além de presidente de várias comissões. No ano de 2016 foi reeleito para o 5º mandato com 8.734 votos, sendo o 8º vereador mais votado da cidade de Manaus. Nesse mesmo período, foi agraciado com o destaque de parlamentar mais atuante e autor de leis de grande relevância para a população manauara. Atualmente está em seu 6º mandato legislativo. O compromisso com a cidade de Manaus é uma característica marcante da sua trajetória como vereador. Gilmar Nascimento é casado, pai de quatro filhos e caminha com a família nos princípios e valores cristãos.

Este texto é de responsabilidade do gabinete do Vereador(a).

Leis:

- LEI Nº 3.182/2023 - INSTITUI a Semana Municipal de Conscientização e Combate ao Consumo de Cigarro Eletrônico no município de Manaus.

- LEI Nº 3.180/2023 -PROÍBE o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos e derivados em ambientes de uso coletivo.

- LEI Nº 3.173/2023 - INSTITUI a Política Municipal de Fomento para a criação do Polo de Esportes Radicais e de Aventura na cidade de Manaus.

- LEI Nº 3.134/2023 - DISPÕE sobre a instituição de Políticas Públicas de Apoio às Pessoas Obesas no município de Manaus.

- LEI Nº 3.125/2023 - DISPÕE sobre a garantia da acessibilidade comunicativa à mulher com deficiência auditiva e/ou visual, vítima de violência doméstica e familiar.

- LEI Nº 2.691/2020 – DISCIPLINA a Política de Proteção à Saúde Bucal da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo na cidade de Manaus.

- LEI Nº 463/2019 – INSTITUI a Semana Municipal de Evangelização Global no Município de Manaus.

- LEI Nº 1.748/2013 - ASSEGURA a realização do exame PSA em todas as Unidades Básicas de Saúde de Manaus, a todos os homens a partir dos 45 anos ou dos 40 anos de idade, para quem tiver histórico familiar de câncer de próstata.

- LEI Nº 343/2013 - DISPÕE sobre instalação de antenas e torres utilizadas para transmissão e recepção do Serviço Móvel Celular e equipamentos afins em bens públicos, de uso comum do povo e de uso especial.

- LEI Nº 1.547/2011 - TORNA OBRIGATÓRIOa fixação de cartaz nas academias de ginásticas, centros esportivos e estabelecimentos similares, com advertência sobre as consequências do uso de anabolizantes.

- LEI Nº 280/2011- TORNA OBRIGATÓRIO o envio de informações escolares aos pais e/ou responsáveis de alunos das escolas públicas e particulares de Manaus.

- LEI Nº 271/2011 - TORNA OBRIGATÓRIO a oferta de merenda escolar diferenciada às crianças com problemas metabólicos: diabetes, hipertensão arterial, doenças celíacas e intolerância à lactose, nas escolas e creches municipais.

- LEI Nº 1.511/2010 –TORNA OBRIGATÓRIA as empresas concessionárias de água e de energia o envio do extrato detalhado dos pagamentos efetuados pelos usuários na última conta do ano.

- LEI Nº 1.456/2010 – DISPÕE sobre a adequação dos balcões de atendimento de lojas, bancos e supermercados no âmbito do município de Manaus aos cadeirantes.

- LEI Nº 1.426/2010–INSTITUI o Dia da Paz e da Solidariedade nas Escolas Municipais de Manaus.

- LEI Nº 232/2010 - DISPÕE sobre o Código de Conduta Ética do Turismo para o Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Manaus.

- LEI Nº 1.170/2007 - CRIA a Política de Atenção à Pessoa com Deficiência; o Fundo Municipal de Apoio à Pessoa com Deficiência; o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e institui a Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

- LEI Nº 1.014/2006 - GARANTE que adventistas do sétimo dia e outros cristãos que guardam o sábado não sejam excluídos nas escolas, faculdades e concursos públicos no âmbito do município de Manaus.

- LEI Nº 747/2004 - INSTITUI a Semana Municipal de Luta das Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais da Cidade de Manaus, a ser realizada anualmente na semana do dia 21 de setembro.

- LEI Nº 120/2004 - DISPÕE sobre a obrigatoriedade de funcionamento 24 (vinte e quatro) horas, incluindo sábados, domingos e feriados de, no mínimo 1 (um) Centro de Saúde que integre a Rede Municipal de Saúde nas Comunidades com mais de 15.000 (quinze mil) habitantes.

Projetos:

- PL Nº 634/2023 – INSERE no Calendário Oficial da Cidade de Manaus, o Festival Folclórico do Parque Dez, a ser realizado anualmente no mês de junho.

- PL Nº 630/2023 – CONSIDERA de Utilidade Pública o Instituto de Pesquisa em Fertilidade Doutor Arthur Lemos.

- PL Nº 629/2023 – ESTABELECE a obrigatoriedade de estações de recarga para veículos elétricos e híbridos, em estacionamentos privados de uso coletivo, e em estacionamentos públicos, no município de Manaus.

- PL Nº 472/2023 - INSTITUI a Semana Municipal de Atenção e Conscientização sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade –TDAH, Transtorno Opositivo Desafiador – TOD, Dislexia e o Transtorno dissociativo de identidade - TDI, no município de Manaus.

- PL Nº 469/2023 - ALTERA a Lei n. 2.260, de 04 de dezembro de 2017, que DISPÕE sobre as medidas a serem adotadas para identificar, acompanhar e auxiliar o aluno portador de TDAH e/ou dislexia nas redes pública e privada de ensino do município de Manaus.

- PL Nº 280/2023 -DISPÕE sobre a obrigatoriedade da afixação de placas informativas sobre o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) em todas as unidades públicas municipais de saúde no município de Manaus.

- PL Nº 209/2023 -DISPÕE sobre a utilização de vassouras feitas de materiais recicláveis para a limpeza de repartições e logradouros públicos.

- PL Nº 187/2022 –DISPÕE sobre a Política Municipal de Inovação e INSTITUI mecanismos, sistemas e incentivos à pesquisa, ao desenvolvimento e à inovação tecnológica no ambiente produtivo e social, no município de Manaus.

- PL Nº 184/2022 –DISCIPLINA a utilização de milhas de passagens aéreas adquiridas com recursos públicos do Município, para ajudar atletas e jovens estudantes que precisam representar a cidade e o estado em competições esportivas fora de Manaus e do Amazonas, e pessoas que precisam de tratamento de saúde fora do estado.

- PL Nº 108/2018 – INSTITUI no Sistema de Transporte Coletivo Urbano de passageiros da cidade de Manaus, o Bilhete Único Especial do Trabalhador Desempregado.

- PL Nº 071/2015 – DISPÕE sobre a Distribuição Domiciliar de Medicamentos e Materiais necessários aos procedimentos médicos para idosos previamente cadastrados no Sistema Único de Saúde – SUS Manaus.

- PL Nº 049/2010 - TORNA OBRIGATÓRIA a instalação de equipamentos de filmagens (câmeras de vídeo) nas áreas de uso comum em escolas públicas e privadas da cidade de Manaus.

Fale com o(a) Vereador(a) / Gilmar Nascimento
Participe do mandato do vereador com propostas e sugestões.