Início / Notícias / Zé Ricardo condena ataque aos direitos dos servidores municipais e cobra investigação das sete denúncias contra a prefeitura

Zé Ricardo condena ataque aos direitos dos servidores municipais e cobra investigação das sete denúncias contra a prefeitura

Vereador reforçou solidariedade aos servidores e professores presentes na sessão

Vereador reforçou solidariedade aos servidores e professores presentes na sessão. - Foto: Divulgação/Assessoria

O vereador Zé Ricardo (PT) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Manaus, nesta segunda-feira (17 de novembro), para reafirmar de forma firme e categórica que votará contra o projeto de reforma da previdência enviado pelo prefeito David Almeida. Para o parlamentar, a proposta é danosa, injusta e representa um duro ataque aos servidores públicos municipais, sobretudo às mulheres, que serão as mais prejudicadas pelo aumento no tempo de contribuição e pelas mudanças nos cálculos de aposentadoria. “É uma gestão que não tem dó, não tem piedade do servidor, porque muda regras, tira direitos e aumenta ainda mais as desigualdades”, afirmou.

O vereador também criticou a postura da base do prefeito, destacando que alguns vereadores mudaram de posição e passaram a apoiar o Executivo sem qualquer justificativa plausível. “Eu não sei se eles estão preocupados com o serviço público ou não, mas a votação mostrou que estavam ali apoiando os interesses do prefeito”, declarou.

Zé Ricardo reforçou solidariedade aos servidores e professoras e professores presentes na sessão, lembrando que muitos têm sido ameaçados por participarem das mobilizações contra a reforma. Ele reafirmou seu compromisso de denunciar qualquer caso de assédio e conclamou os demais parlamentares a refletirem antes de votar novamente contra os trabalhadores municipais. O vereador enfatizou que uma reforma só poderia ser discutida com amplo diálogo, transparência e gradualidade, e não de forma atropelada, sem ouvir quem será diretamente prejudicado. Para ele, o projeto revela o desprezo da atual gestão pela carreira pública e pelo papel essencial dos servidores para o funcionamento da cidade.

Sete denúncias contra a Prefeitura

Durante seu pronunciamento, o vereador também chamou atenção para as sete denúncias graves contra a Prefeitura de Manaus que, após longa estagnação, avançaram no Tribunal de Justiça do Amazonas. Ele questionou publicamente por que tantas análises foram sucessivamente transferidas entre desembargadores. “Fico pensando, como é que um desembargador, um juiz, se torna impedido? Mas quando passa por vários, eu fico preocupado. O que é que tem de tão poderoso, de tão preocupante, para que um vá jogando para o outro, até chegar um que finalmente possa dar algum veredito sobre o assunto? Começa por aí”, pontuou.

Zé Ricardo afirmou que agora, com a movimentação processual, espera que todas as denúncias sejam devidamente investigadas, já que envolvem possíveis irregularidades graves cometidas pela gestão de David Almeida. O vereador destacou que há forte influência política para impedir o andamento de processos, mas que, ao que tudo indica, eles começam finalmente a caminhar. Ele lembrou que muitas denúncias dizem respeito a um histórico de práticas lesivas ao interesse público, como a enxurrada de contratações sem licitação, com valores milionários, mesmo havendo empresas aptas a concorrer.

Para ele, é essencial que a Justiça dê respostas claras à sociedade, inclusive sobre episódios como viagens internacionais do prefeito na companhia de fornecedores que mantêm contratos milionários com a Prefeitura. Segundo Zé Ricardo, todos têm direito a férias, mas é preciso esclarecer por que representantes de empresas contratadas pelo município estavam presentes nessas viagens privadas, inclusive, muitas vezes, bancando as despesas.

Texto: Jane Coelho Azevedo (assessoria de imprensa do parlamentar)

 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Share on telegram