Durante a Sessão Plenária da Câmara Municipal de Manaus, desta terça-feira (5 de agosto), o vereador Zé Ricardo (PT) voltou a cobrar da Prefeitura de Manaus transparência e explicações sobre a chamada Zona Azul, sistema de estacionamento rotativo no Centro da cidade. Em pronunciamento, ele questionou o aumento do valor cobrado, o destino dos recursos arrecadados e os termos do contrato com a empresa concessionária.
Zé Ricardo informou ainda que encaminhou um requerimento à prefeitura exigindo informações detalhadas sobre o contrato de concessão, os valores arrecadados e a destinação dos recursos.
“Antes de ir ao Ministério Público, estou cobrando da prefeitura os dados oficiais. Quero saber: quem está ganhando com a Zona Azul e quem está perdendo? Porque, por ora, eu acho que a sociedade, o cidadão, está perdendo”, afirmou.
O parlamentar lembrou que o valor havia sido reduzido, mas agora voltou ao patamar anterior. E que muitas pessoas têm se queixado da forma de cobrança. Ou seja, quem pagava menos, agora paga mais.
“A sistemática adotada é confusa, a cobrança é feita de maneira duvidosa e o cidadão não sabe sequer para onde vai esse dinheiro. Alguém aqui sabe quanto é arrecadado todo mês? Todo ano? O que a prefeitura está fazendo com esse recurso?”, indagou.
O vereador também questionou a contrapartida da empresa que administra o serviço e os ganhos reais do poder público municipal.
“Esse dinheiro é todo da empresa? Quanto ela paga de imposto? Qual é a fatia da prefeitura nisso tudo? Se parte do dinheiro vai para os cofres públicos, então queremos saber o que está sendo feito com ele. Está voltando às obras? Em melhorias nas calçadas, nos bueiros, nas ruas do Centro? Porque não é isso que a população está vendo. Ela paga para estacionar em via pública e ainda assim não tem nenhuma segurança, nenhum tipo de benefício ou melhoria visível nas ruas do Centro. E a prefeitura tem que responder sobre isso”, concluiu Zé Ricardo.
Texto: Jane Coelho Azevedo (assessoria de imprensa do parlamentar)
Acessibilidade