Início / Notícias / Zé Ricardo homenageia pioneiros sindicais e defende a continuidade da luta pelos direitos dos trabalhadores

Zé Ricardo homenageia pioneiros sindicais e defende a continuidade da luta pelos direitos dos trabalhadores

Sessão Solene na CMM homenageou os 40 anos da Primeira Greve dos Metalúrgicos em Manaus

Sessão Solene na CMM homenageou os 40 anos da Primeira Greve dos Metalúrgicos em Manaus - Foto: Divulgação/Assessoria parlamentar
Sessão Solene na CMM homenageou os 40 anos da Primeira Greve dos Metalúrgicos em Manaus - Foto: Divulgação/Assessoria parlamentar

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou nesta sexta-feira (7/11), no plenário Adriano Jorge, uma Sessão Solene em homenagem aos 40 anos da Primeira Greve dos Metalúrgicos de Manaus.

A iniciativa foi de autoria do vereador Zé Ricardo (PT) e celebrou uma das mais importantes páginas da história do movimento sindical no Amazonas.

O evento reuniu lideranças sindicais, trabalhadores, ex-dirigentes e representantes de instituições que participaram ativamente da luta que marcou o início da mobilização por melhores condições de trabalho no Polo Industrial de Manaus (PIM) e das atuais lideranças políticas e de movimentos sociais.

A primeira greve dos metalúrgicos, realizada em 1985, mobilizou centenas de trabalhadores do PIM em defesa de melhores salários, condições dignas de trabalho e respeito aos direitos trabalhistas.

Em sua fala, o vereador Zé Ricardo destacou a coragem e determinação dos trabalhadores que participaram do movimento.

“Foi com muita coragem que realizaram essa primeira greve no Polo Industrial de Manaus. Esse é um fato histórico que está na memória e no coração de tantos e tantas que estiveram na linha de frente desse movimento, enfrentando naquele momento o aparato do regime militar, as empresas e as perseguições do governo”, afirmou.

O parlamentar também ressaltou a importância das políticas sociais implementadas pelos governos populares, especialmente nos períodos presididos por Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

“Não podemos deixar de citar os avanços sociais, econômicos e políticos, principalmente na vida dos mais pobres do nosso país. Todos os programas sociais estão gerando emprego e renda. E precisamos lembrar que foi o presidente Lula que prorrogou por 10 anos os incentivos da Zona Franca de Manaus e a presidenta Dilma por mais 60 anos”, enfatizou Zé Ricardo.

Durante a solenidade, diversas lideranças relembraram o papel fundamental do movimento sindical e suas conquistas ao longo dos anos. A superintendente do Trabalho no Amazonas, Francinete Lima, destacou que “se hoje os trabalhadores do Polo Industrial têm transporte de qualidade, alimentação saudável, auxílio-creche e assistência médica, é graças à luta dos sindicatos”.

Já o presidente da CUT/AM, Valdemir Santana, lembrou que “muitas pessoas morreram na luta por direitos que hoje nós, trabalhadores, estamos desfrutando”.

A ex-presidenta estadual do PT, Gilza Batista, agradeceu ao vereador Zé Ricardo pela homenagem e destacou o protagonismo feminino na greve de 1985.

“Nessa primeira greve, muitas mulheres estiveram na linha de frente, sendo protagonistas. E isso não aconteceu apenas aqui no Amazonas, mas em todo o país as mulheres foram protagonistas na luta por direitos”, afirmou.

O ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Ricardo Moraes, também prestou homenagem aos companheiros falecidos que participaram da mobilização.

Durante a cerimônia, trabalhadores, lideranças sindicais e entidades históricas foram homenageados com a entrega de placas e certificados em reconhecimento às suas contribuições com a luta em defesa dos direitos trabalhistas.

Texto: Jane Coelho Azevedo (assessoria de imprensa do parlamentar)

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Share on telegram