A Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou nesta sexta-feira (7/11), no plenário Adriano Jorge, uma Sessão Solene em homenagem aos 40 anos da Primeira Greve dos Metalúrgicos de Manaus.
A iniciativa foi de autoria do vereador Zé Ricardo (PT) e celebrou uma das mais importantes páginas da história do movimento sindical no Amazonas.
O evento reuniu lideranças sindicais, trabalhadores, ex-dirigentes e representantes de instituições que participaram ativamente da luta que marcou o início da mobilização por melhores condições de trabalho no Polo Industrial de Manaus (PIM) e das atuais lideranças políticas e de movimentos sociais.
A primeira greve dos metalúrgicos, realizada em 1985, mobilizou centenas de trabalhadores do PIM em defesa de melhores salários, condições dignas de trabalho e respeito aos direitos trabalhistas.
Em sua fala, o vereador Zé Ricardo destacou a coragem e determinação dos trabalhadores que participaram do movimento.
“Foi com muita coragem que realizaram essa primeira greve no Polo Industrial de Manaus. Esse é um fato histórico que está na memória e no coração de tantos e tantas que estiveram na linha de frente desse movimento, enfrentando naquele momento o aparato do regime militar, as empresas e as perseguições do governo”, afirmou.
O parlamentar também ressaltou a importância das políticas sociais implementadas pelos governos populares, especialmente nos períodos presididos por Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.
“Não podemos deixar de citar os avanços sociais, econômicos e políticos, principalmente na vida dos mais pobres do nosso país. Todos os programas sociais estão gerando emprego e renda. E precisamos lembrar que foi o presidente Lula que prorrogou por 10 anos os incentivos da Zona Franca de Manaus e a presidenta Dilma por mais 60 anos”, enfatizou Zé Ricardo.
Durante a solenidade, diversas lideranças relembraram o papel fundamental do movimento sindical e suas conquistas ao longo dos anos. A superintendente do Trabalho no Amazonas, Francinete Lima, destacou que “se hoje os trabalhadores do Polo Industrial têm transporte de qualidade, alimentação saudável, auxílio-creche e assistência médica, é graças à luta dos sindicatos”.
Já o presidente da CUT/AM, Valdemir Santana, lembrou que “muitas pessoas morreram na luta por direitos que hoje nós, trabalhadores, estamos desfrutando”.
A ex-presidenta estadual do PT, Gilza Batista, agradeceu ao vereador Zé Ricardo pela homenagem e destacou o protagonismo feminino na greve de 1985.
“Nessa primeira greve, muitas mulheres estiveram na linha de frente, sendo protagonistas. E isso não aconteceu apenas aqui no Amazonas, mas em todo o país as mulheres foram protagonistas na luta por direitos”, afirmou.
O ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Ricardo Moraes, também prestou homenagem aos companheiros falecidos que participaram da mobilização.
Durante a cerimônia, trabalhadores, lideranças sindicais e entidades históricas foram homenageados com a entrega de placas e certificados em reconhecimento às suas contribuições com a luta em defesa dos direitos trabalhistas.
Texto: Jane Coelho Azevedo (assessoria de imprensa do parlamentar)
Acessibilidade