Início / Notícias / Zé Ricardo propõe PL que dá transparência aos processos de programas habitacionais em Manaus

Zé Ricardo propõe PL que dá transparência aos processos de programas habitacionais em Manaus

Medida quer combater ‘fura-filas’ e compra de votos

Zé Ricardo destacou que há uma grande preocupação das famílias cadastradas se vão ou não ser contempladas nos programas de moradia – Foto: Divulgação/Assessoria

Com o objetivo de garantir às pessoas inscritas em programas de aquisição de moradia o direito de acompanhar e fiscalizar o andamento dos cadastros, o vereador Zé Ricardo (PT) apresentou na Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta segunda-feira (24 de março), o Projeto de Lei que obrigará a Prefeitura a dar transparência nos Programas de Habitação Popular no Município.

Em discurso no plenário, Zé Ricardo destacou que há uma grande preocupação das famílias cadastradas – principalmente àquelas em siuação de vulnerabilidade – se vão ou não ser contempladas nos programas de moradia. Segundo o vereador, não é explícito o rol com o nome dos cadastrados nas listas.

“É preciso transparência do processo. São mais de 140 mil inscritos. É urgente a divulgação da relação das famílias cadastradas, das pessoas contempladas e das que estão aguardando para saber se vão receber o benefício público. Seja um aluguel social, um terreno, casa ou apartamento. Esse projeto é importante também para evitar os fura-filas e que políticos comprem votos. Tem que ter transparência para realmente quem precisa de moradia”, destacou Zé.

O vereador ainda lembrou que Manaus é uma cidade que tem um número muito elevado de alertas de área de risco e que, mesmo assim, não existe política voltada para resolver a problemática.

“A cidade vira um caos com qualquer chuva. Ruas alagam, casas são alagadas, há deslizamentos. Falta drenagem na cidade e moradia digna para muitas famílias. Quando o prefeito foi cobrado sobre resolução para esses problemas, a resposta dele foi comprar um radar mexicano, que está estimado em mais de R$ 40 milhões para previsão das chuvas. Ora, nós já temos muitas instituições federais e estaduais que fazem análise da meteorologia para verificar a intensidade, volume e período de chuvas”, frisou Zé Ricardo.

Texto: Jane Coelho (assessoria de imprensa do parlamentar)

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Share on telegram