Início / Notícias / Câmara Municipal de Manaus realiza Reunião Solene em homenagem ao Dia do Maçom

Câmara Municipal de Manaus realiza Reunião Solene em homenagem ao Dia do Maçom

Maçonaria teve papel fundamental nas grandes decisões do Brasil e trabalha pela liberdade, igualdade e fraternidade

Solenidade foi realizada no plenário Adriano Jorge. - Foto: Cleuton Silva/Dicom

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou, nesta quarta-feira (20 de agosto), uma Reunião Solene em celebração ao Dia do Maçom, data comemorada em todo o Brasil. A homenagem foi proposta pelo vereador Gilmar Nascimento (Avante) e reuniu representantes da maçonaria amazonense, autoridades do Judiciário, da Defensoria Pública e da Ordem dos Advogados do Brasil, além de convidados e familiares.

A maçonaria é uma instituição secular, marcada por princípios como liberdade, igualdade e fraternidade. Ao longo da história, teve participação ativa em momentos decisivos do país, como a Independência do Brasil, a Proclamação da República e a Abolição da Escravatura. Atualmente, atua de forma discreta, mas constante, em ações sociais, filantrópicas e no fortalecimento da cidadania.

O vereador Gilmar Nascimento (Avante) destacou a importância de reconhecer a contribuição dos maçons para a sociedade.

“A maçonaria teve papel fundamental nas grandes decisões do Brasil e hoje continua exercendo sua influência, pautada em valores universais. É uma instituição que trabalha pela liberdade, igualdade e fraternidade, e merece o respeito da sociedade”, disse.

Durante a homenagem, uma placa honrosa foi entregue ao Eminente Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil – Amazonas, Percival Corrêa, que explicou a origem da data comemorativa.

“O Dia do Maçom é celebrado em 20 de agosto porque, nessa data, em uma reunião histórica no Rio de Janeiro, José Bonifácio e Gonçalves Ledo travaram um debate que abriu caminho para a Independência do Brasil. É um dia que representa filosofia, história e também crescimento moral e espiritual”, destacou.

O Grão-Mestre de Honra, Bruno Azevedo, ressaltou o protagonismo da maçonaria no Amazonas.

“A história da maçonaria no Amazonas se confunde com a própria história do Estado. Atuamos em causas sociais, filantrópicas e na formação de valores. Receber esta homenagem na Casa do Povo é motivo de orgulho e reconhecimento”, enfatizou.

Também presente, o presidente da Poderosa Assembleia Estadual Legislativa (PAEL), Ruberval Quirino, agradeceu a distinção.

“A maçonaria sempre contribuiu, de forma objetiva, para o desenvolvimento do Amazonas e do Brasil. Esta homenagem é muito especial para todos nós”, concluiu.

Texto: Lidiane Castro/Dicom

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Share on telegram