Início / Notícias / Com foco em saúde, inclusão e acessibilidade, Thaysa Lippy reforça atuação com projetos que transformam realidades em Manaus

Com foco em saúde, inclusão e acessibilidade, Thaysa Lippy reforça atuação com projetos que transformam realidades em Manaus

Vereadora destacou projetos em balanço de atividades parlamentares do primeiro semestre de 2025

Vereadora Thaysa Lippy no plenário Adriano Jorge, na Câmara Municipal de Manaus. - Foto: Divulgação/Assessoria

A vereadora Thaysa Lippy (PRD) divulgou, nesta semana, o balanço de suas atividades parlamentares referentes ao primeiro semestre de 2025. Com forte atuação nas áreas da saúde, educação e garantia de direitos, a parlamentar apresentou oito projetos de lei, dez projetos em coautoria, oito indicações, 34 requerimentos, 92 ofícios e fez mais de dois mil atendimentos em suas ações sociais realizadas pelos bairros de Manaus. Ela também comemorou a entrada em vigor de uma nova lei de sua autoria.

Thaysa é apoiadora e defensora da causa das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Câmara Municipal de Manaus (CMM) e, neste ano, a parlamentar obteve retorno positivo com a sanção da lei nº 3.475 de março de 2025, que altera a Lei nº 2.884, de 17 de maio de 2022, que dispõe sobre a diretriz municipal para garantia, proteção e ampliação dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de seus familiares. Com a alteração, pais e responsáveis terão o direito de solicitarem a renovação do laudo de mediação 90 dias antes do seu término do prazo e garante mediadores aos alunos autistas até o fim da avaliação psicossocial.

Outro destaque do período é a aprovação do Projeto de Lei nº 369/2023, que institui a Política Municipal de Atenção Integral à Pessoa com Ansiedade. O texto, que aguarda sanção do Executivo, prevê atendimento adequado e humanizado no sistema público de saúde, com foco no acolhimento de pessoas com transtornos de ansiedade e depressão.

Das demais proposituras, a vereadora também destaca o PL nº 159/2024, que foi aprovado pela CMM, mas obteve veto do prefeito David Almeida. A proposta determina a impressão de provas e gabaritos de concursos públicos em braile, garantindo acessibilidade às pessoas com deficiência visual. A medida atualiza a Lei nº 352/2013. O veto será submetido a apreciação na CMM no retorno dos trabalhos.

Além das ações legislativas, a vereadora coordenou cerca de 17 ações sociais em comunidades de Manaus. As atividades incluíram atendimentos médicos (clínico geral, oftalmologia, cardiologia, odontologia e psicologia), serviços jurídicos gratuitos e corte de cabelo, com o objetivo de levar cidadania e assistência a áreas carentes da capital.

Com um trabalho voltado para causas sociais, Thaysa Lippy, que já está em seu segundo mandato, já soma mais de duas mil proposituras e é autora de 20 leis municipais.

No parlamento, ela vem propondo diversas leis que visam melhorar a qualidade de vida e promover a inclusão das pessoas com TEA. No total, Thaysa possui cinco leis que já estão em vigor no município e mais de cinco projetos de leis que tramitam no parlamento municipal que desempenham papel fundamental na promoção da inclusão e garantia dos direitos das pessoas com autismo.

Entre as leis em vigor, destacam-se a Lei nº 2884/22, que protege os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e a Lei nº 3112/23, que regulamenta o uso do colar de girassol para identificação de deficiências ocultas.

“Seguimos trabalhando com responsabilidade e compromisso com a população manauara. Nosso foco continua sendo a melhoria da qualidade de vida das pessoas, especialmente das mais vulneráveis”, destacou a parlamentar.

Texto: Audrey Bezerra (assessoria de imprensa da parlamentar)

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Share on telegram