A vereadora Thaysa Lippy (PRD) divulgou, nesta semana, o balanço de suas atividades parlamentares referentes ao primeiro semestre de 2025. Com forte atuação nas áreas da saúde, educação e garantia de direitos, a parlamentar apresentou oito projetos de lei, dez projetos em coautoria, oito indicações, 34 requerimentos, 92 ofícios e fez mais de dois mil atendimentos em suas ações sociais realizadas pelos bairros de Manaus. Ela também comemorou a entrada em vigor de uma nova lei de sua autoria.
Thaysa é apoiadora e defensora da causa das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Câmara Municipal de Manaus (CMM) e, neste ano, a parlamentar obteve retorno positivo com a sanção da lei nº 3.475 de março de 2025, que altera a Lei nº 2.884, de 17 de maio de 2022, que dispõe sobre a diretriz municipal para garantia, proteção e ampliação dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de seus familiares. Com a alteração, pais e responsáveis terão o direito de solicitarem a renovação do laudo de mediação 90 dias antes do seu término do prazo e garante mediadores aos alunos autistas até o fim da avaliação psicossocial.
Outro destaque do período é a aprovação do Projeto de Lei nº 369/2023, que institui a Política Municipal de Atenção Integral à Pessoa com Ansiedade. O texto, que aguarda sanção do Executivo, prevê atendimento adequado e humanizado no sistema público de saúde, com foco no acolhimento de pessoas com transtornos de ansiedade e depressão.
Das demais proposituras, a vereadora também destaca o PL nº 159/2024, que foi aprovado pela CMM, mas obteve veto do prefeito David Almeida. A proposta determina a impressão de provas e gabaritos de concursos públicos em braile, garantindo acessibilidade às pessoas com deficiência visual. A medida atualiza a Lei nº 352/2013. O veto será submetido a apreciação na CMM no retorno dos trabalhos.
Além das ações legislativas, a vereadora coordenou cerca de 17 ações sociais em comunidades de Manaus. As atividades incluíram atendimentos médicos (clínico geral, oftalmologia, cardiologia, odontologia e psicologia), serviços jurídicos gratuitos e corte de cabelo, com o objetivo de levar cidadania e assistência a áreas carentes da capital.
Com um trabalho voltado para causas sociais, Thaysa Lippy, que já está em seu segundo mandato, já soma mais de duas mil proposituras e é autora de 20 leis municipais.
No parlamento, ela vem propondo diversas leis que visam melhorar a qualidade de vida e promover a inclusão das pessoas com TEA. No total, Thaysa possui cinco leis que já estão em vigor no município e mais de cinco projetos de leis que tramitam no parlamento municipal que desempenham papel fundamental na promoção da inclusão e garantia dos direitos das pessoas com autismo.
Entre as leis em vigor, destacam-se a Lei nº 2884/22, que protege os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e a Lei nº 3112/23, que regulamenta o uso do colar de girassol para identificação de deficiências ocultas.
“Seguimos trabalhando com responsabilidade e compromisso com a população manauara. Nosso foco continua sendo a melhoria da qualidade de vida das pessoas, especialmente das mais vulneráveis”, destacou a parlamentar.
Acessibilidade