Início / Notícias / Em reunião ordinária, Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Manaus aprova dois PLs

Em reunião ordinária, Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Manaus aprova dois PLs

Dois projetos foram aprovados e serão colocados em votação no plenário da Casa Legislativa

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Manaus (CMM), aprovou nesta segunda-feira (27/03), os pareceres favoráveis aos Projetos de Lei 073/2021, da vereadora Thaysa Lippy (PP) e o 073/2021, de autoria do vereador Fransuá (PV).

As matérias foram discutidas durante reunião ordinária conduzida pelo presidente da Comissão, vereador, Elan Alencar (PROS) e os vereadores Marcelo Serafim (PSB); Capitão Carpê (Republicanos); Lissandro Breval (Avante); e Dione Carvalho (Patriota).

“Colocamos em pauta quatro projetos e dentre eles destaco o referente ao teste do pezinho, através da espectropia. É uma modalidade ampliada de exame que vai ter a condição das crianças recém-nascidas mais avançadas, que tem a condição de diagnosticar doenças de forma precoce. Isso é um ganho muito importante para a saúde pública da nossa capital”, disse Elan.

Sobre os projetos – O Projeto de Lei 073/2021, de autoria da vereadora Thaysa Lippy (PP), dispõe sobre a realização do teste do pezinho na modalidade ampliada (triagem neonatal), em Espectromia de Massa em Tandem (EMT), em crianças nascidas nos hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde da rede públicas do município.

Já o projeto de Lei 400/2021, de autoria do vereador Fransuá (PV), institui a Política Municipal de Combate à Psicofobia, nas escolas e universidades, públicas ou privadas, a fim de fomentar a discussão sobre o tema.

A psicofobia é o preconceito contra as pessoas que apresentam transtornos e/ou deficiências mentais.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Share on telegram