Início / Notícias / No Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, Peixoto reafirma importância dos cuidados com a saúde

Celebrado no dia 17 de novembro, o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata visa alertar a população masculina sobre a doença, que é o tipo de câncer mais comum entre os homens, representando 29% dos diagnósticos no país. Pela passagem da data, o vereador de Manaus Peixoto (Pros), faz um apelo aos homens da capital, para que não deixem de procurar uma Unidade Básica de Saúde do município.

“Hoje é um dia muito significativo, por isso solicito aos manauaras, em especial, aos que já tem 50 anos, para que não deixem de cuidar da saúde. Aproveitem a campanha Novembro Azul para a realização dos exames de detecção do câncer de próstata, pois a prevenção é o melhor remédio”, alerta o parlamentar.

Mesmo apresentando uma taxa alta de cura, a enfermidade é a segunda maior causa de morte em pessoas do sexo masculino e grande parte disso se dá pela resistência de procurar ajuda médica. Dados do Ministério da Saúde (MS) apontam que, em 2021, o câncer de próstata ocasionou mais de 16 mil mortes.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) informa que homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença. A prática esportiva também é uma alternativa para combater o câncer.

“Cuidar do corpo é muito mais que uma questão de aparência física. Realizar uma atividade física constante ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a prevenir doenças. Não é preciso um grande investimento, uma caminhada no quarteirão do bairro já ajuda o corpo e a mente”, enfatiza o vereador, que é apoiador do esporte amador.

Texto: Carina Amazona – Assessoria de comunicação do vereador

Foto: Emerson Olliver