Início / Notícias / PL contra adultização infantil de Raiff Matos avança na CMM

PL contra adultização infantil de Raiff Matos avança na CMM

Projeto de Lei que cria campanha de combate à adultização no ambiente digital segue em tramitação na Câmara Municipal de Manaus

O PL propõe ações permanentes de prevenção voltadas à proteção das crianças. - Foto: Ney Fábio/Assessoria

A proposta do vereador Raiff Matos (PL) que cria a campanha municipal de combate à adultização infantil no ambiente digital, segue avançando na Câmara Municipal de Manaus (CMM). O projeto de lei 521/2025 foi encaminhado nesta segunda-feira (24 de novembro), para análise da 3ª Comissão de Finanças, Economia e Orçamento da Casa Legislativa.

A iniciativa é mais uma ação do vereador para proteger crianças de conteúdos digitais inadequados. O problema vem ganhando cada vez mais espaço diante do risco e do impacto negativo para crianças e adolescentes. “O ambiente digital virou uma selva. Nossas crianças estão expostas a conteúdos que nunca deveriam alcançar na infância. Proteger a infância não é bandeira ideológica, é dever moral”, afirmou o vereador.

Segundo o vereador, o avanço para a 3ª Comissão representa mais um capítulo de uma pauta que tem mobilizado famílias em Manaus. “Quando a gente vê o PL 521/2025 avançar, a gente respira aliviado. Essa luta é pela integridade física, psíquica e moral dos pequenos. É sobre impedir exploração, exposição indevida, violência digital e manipulação emocional”, disse.

O PL propõe ações permanentes de conscientização e prevenção voltadas à proteção integral de crianças no ambiente digital. A adultização infantil — fenômeno que acelera comportamentos e estímulos não compatíveis com a idade — tem sido alvo de preocupação de especialistas, famílias e entidades de proteção.

Raiff reforça que todos precisam reconhecer a gravidade do tema e demonstrar, na prática, que estão dispostos a enfrentar o problema. “Nossa proposta busca exatamente ampliar a discussão para mostrar caminhos para reduzir os efeitos negativos desses conteúdos indevidos para crianças”, acrescentou. O vereador também lembrou que proteger a infância é defender valores, família e ética, especialmente em uma era de superexposição digital.

Texto: Fred Novaes (assessoria de imprensa do parlamentar)

 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Share on telegram