Início / Notícias / Programa Asfalta Manaus e fiação em postes de energia dominam discussões durante sessão na CMM

MANAUS, 10/05/22 PLENARIO ADRIANO JORGE, CAMARA DOS VEREADORES DE MANAUS. FOTO: ROBERVALDO ROCHA / CMM

O vereador Allan Campelo (PSC) pediu paciência aos moradores, quanto à chegada do recapeamento, por meio do Programa Asfalta Manaus, lançado pela Prefeitura e Governo do Amazonas, no dia 28 de abril. O pedido foi feito durante seu pronunciamento no grande expediente da sessão na Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta terça-feira (10/5).

Enquanto era exibido um vídeo de uma rua esburacada no bairro São Pedro (zona Leste), o parlamentar explicou que aquela área está há oito anos sem receber serviço de recapeamento, o que será possível agora, por meio do Asfalta Manaus. “Mesmo com essa ação conjunta entre Prefeitura e Governo, creio que não será possível alcançar as 10 mil ruas em dois ou três meses, é um trabalho longo. Tem ruas que não recebem asfalto há 30 anos, onde estavam os outros governos? Por isso temos que ter paciência, porque todos serão atendidos”, enfatizou.

Para o vice-líder do prefeito na CMM, vereador Fransuá (PV) esses problemas não são atuais, já vem há décadas e muitas pessoas estão ansiosas para receber o serviço, porém existem pessoas que, segundo ele, jogam contra. “Tem pessoas que não olham para esse momento atual, bairro a bairro estão recebendo as máquinas, resolvendo o problema de décadas, para alegria do cidadão de bem, que paga seus impostos e que terá esse retorno”, destacou.

Nos primeiros lotes do programa, foram aplicadas em torno de 600 mil toneladas de asfalto, atendendo a mais de 350 ruas. Ao longo das próximas semanas, outros 14 lotes serão lançados para atender os demais bairros de Manaus em todas as zonas da cidade.

A ação envolve mais de 500 máquinas, um efetivo de mais de 600 servidores, além de toneladas de massa asfáltica, que serão empregadas na execução da obra que chegará a todos os bairros da capital, transformando ruas com pequeno, médio e grande fluxo.

Fiação postes de energia

Outro assunto discutido durante a sessão plenária foi sobre a troca e manutenção da fiação elétrica que está sendo feita pela empresa Amazonas Energia em Manaus. O assunto foi levado à tribuna pelo vereador Márcio Tavares (Republicanos), que criticou a falta de segurança empregada durante estes serviços realizados nas ruas manauaras.

Durante o discurso, o parlamentar exibiu um vídeo onde um motociclista acabou sofrendo um acidente na última quinta-feira (05/5), após ter o pescoço enroscado em um fio solto do poste no conjunto Vieiralves, no bairro Nossa Senhora das Graças, em Manaus.

Segundo o parlamentar, o fio, que estava solto, pertence a uma empresa de telefonia, e que não estava mais sendo utilizado. Marcio Tavares pediu que, tanto a Amazonas Energia, quando forem fazer a manutenção da fiação, quanto as empresas que utilizam os postes se atentem para a segurança dos que transitam pelas ruas de Manaus. “Chamo atenção para que realinham os cabos, tirar os que não são mais utilizados, para que nossa cidade fique mais bonita e evitar acidentes de pessoas que se machucam e até perdem a vida, onde não deveriam”, cobrou o vereador.

Texto: Tiago Ferreira – Dircom/CMM

Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM