Início / Notícias / Sérgio Baré repercute denúncia sobre conduta inadequada de profissionais de saúde na Fundação Cecon

Sérgio Baré repercute denúncia sobre conduta inadequada de profissionais de saúde na Fundação Cecon

Vereador cobra apuração do Governo do Estado e medidas educativas para os profissionais envolvidos

O parlamentar destacou que o respeito é um princípio fundamental no serviço público, especialmente em situações que envolvem pacientes em estado de vulnerabilidade. - Foto: Eder França e Cleuton Silva/Dicom

O vereador Sérgio Baré (PRD) repercutiu, nesta terça-feira (11 de novembro), uma denúncia divulgada pelo portal CM7 Brasil envolvendo comentários de teor ofensivo atribuídos a profissionais de saúde da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (Fcecon), localizada no bairro Dom Pedro, zona Centro-Sul de Manaus.

Segundo o portal, o conteúdo em áudio mostra profissionais fazendo comentários inapropriados sobre uma criança em cuidados paliativos e sua mãe. “Ela está doida que ele morra”, dispara uma das profissionais. A mãe da criança, ouvida pelo veículo, afirmou ter ficado abalada ao tomar conhecimento do conteúdo. “Desde que ouvi o áudio, tudo que eu faço é chorar”, disse ela ao portal.

Durante pronunciamento em plenário, Sérgio Baré solicitou esclarecimentos do Governo do Estado sobre o caso e defendeu a adoção de medidas educativas voltadas à humanização no atendimento. O parlamentar destacou que o respeito é um princípio fundamental no serviço público, especialmente em situações que envolvem pacientes em estado de vulnerabilidade.

Em seu discurso, o vereador afirmou que, em sua trajetória de mais de 15 anos no serviço público, já presenciou diversas situações difíceis envolvendo famílias e pacientes, mas destacou que o compromisso ético deve prevalecer em qualquer circunstância. “Em todos esses anos, já vi filhos abandonarem mães; irmãos abandonarem irmãos; mas nunca vi uma mãe abandonar um filho”, afirmou, em respeito à trajetória de cuidado da mãe.

Baré acrescentou que o episódio deve servir de reflexão sobre a importância da empatia e do preparo emocional dos profissionais de saúde, reforçando que situações como essa fragilizam a confiança da população no atendimento público.

O parlamentar recebeu apoio do vereador Dione Carvalho (Agir): “Nós parlamentares temos o dever de agir por essas pessoas injustiçadas, conte comigo para levar essa denúncia ao Ministério Público”, concluiu o vereador defensor das crianças cardiopatas.

Texto: Carol Veras (assessoria de imprensa do parlamentar)

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Share on telegram