Início / Notícias / Visando desenvolvimento de Manaus e da população, Peixoto destina emendas para 2023

Com o encerramento do ano, a atenção para 2023 já se iniciou entre os parlamentares da Câmara Municipal de Manaus (CMM), através da aplicação de verba pelas emendas impositivas ao orçamento. O vereador Peixoto, líder do Pros na Casa, tem entre seus objetivos o cuidado com entidades sociais e o desenvolvimento estrutural da capital, em especial nas zonas rurais e ribeirinhas.

Com o orçamento para o exercício financeiro de R$ 8,5 bilhões, para o próximo ano, o parlamentar destinou R$ 1,2 milhão para a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), para dar continuidade aos serviços de manutenção na cidade e melhorar, em especial, a infraestrutura dos ramais nas zonas rurais.

“Eu entendo que Manaus é uma grande capital e que precisa ter cuidados constantes em sua infraestrutura. Mas tenho um olhar especial pela população rural de nossa cidade, que muitas vezes são esquecidas. São milhares de pessoas que vivem em ramais e que dependem deles para sobreviver, pois muitos são produtores rurais e necessitam dos ramais para escoar suas produções e essas vias estão intrafegáveis, especialmente nesse momento de muita chuva”, explica o vereador.

Outra área que o parlamentar buscou auxiliar é a social. Em 2023, Peixoto vai destinar mais de R$ 150 mil para instituições e projetos que trabalham com a população que precisa de ajuda do poder público. Entre os beneficiados estão a Fazenda da Esperança, que tem um longo trabalho na reabilitação de dependentes químicos; a Fundação RioMar, que tem a missão de captar recursos para a promoção da educação, da cidadania e da dignidade da pessoa humana; a Associação dos Amigos de Autistas do Amazonas (AMA-AM), que presta serviço voltado ao atendimento da pessoa com autismo e seus familiares; o Instituto Social Atos, que trabalha com famílias em vulnerabilidade social, na zona Norte de Manaus; e a Associação Família TQT (Traqueostomia = Qualidade de Vida), que auxilia crianças traqueostomizadas.

“Em 2022 tive a oportunidade de conhecer algumas dessas instituições e me sensibilizei por suas causas. Acredito que o trabalho parlamentar não se restringe a cuidar da cidade, ele vai além pois precisamos cuidar também de nossa população e essas associações reforçaram, em mim, essa necessidade de olhar com muito carinho ao próximo e a nos colocarmos em seu lugar”, afirmou Peixoto.

Ainda entre as emendas para o próximo ano, o vereador também contempla a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). Peixoto reservou R$ 300 mil para a secretaria dar segmento ao projeto de descarte correto de pneus, o que colabora com a questão ambiental do município e contribui para a diminuição dos casos de dengue, já que o objeto é um dos principais reservatórios de água parada.

“Há anos falamos sobre o descarte correto de lixo e o pneu é um dos itens que muito se descarta de forma inapropriada e são retirados frequentemente dos igarapés e áreas verdes da cidade. Com essa ementa, a ideia é auxiliar a Secretaria na conscientização e a dar um fim correto ao item que causa diversos malefícios ao meio ambiente e à saúde humana.”, finaliza o parlamentar.

Texto: Carina Amazona – Assessoria de Comunicação do vereador

Foto: Emerson Olliver