Início / Notícias / PL que prevê incentivo à inovação, tecnologia e pesquisa começa a tramitar na Câmara

Começou a tramitar na Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta segunda-feira (18/03), o Projeto de Lei 031/2019 que determina medidas de incentivo à inovação e tecnologia e também à pesquisa científica no ambiente produtivo, social e ambiental com visão ao desenvolvimento do Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação do município de Manaus.

A matéria de autoria do vereador Hiram Nicolau (PSD) foi deliberada durante a ordem do dia, no plenário Adriano Jorge, e seguiu para analise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

Hiram Nicolau justifica que o principal objetivo da proposta é estabelecer a política de incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica. Segundo ele, o panorama econômico mundial exige cada vez mais a ampliação da demanda por novos produtos e processos que se diferenciem no mercado.

O parlamentar disse que, é preciso potencializar a área de pesquisa e conhecimento, através de novos investimentos, fomentando o desenvolvimento adequado de novos serviços e processos diretamente nas empresas para promover o crescimento da economia e da sociedade.

“É fundamental a destinação crescente de recursos públicos e privados para a ampliação das atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, com vistas ao crescimento econômico e social permanente, garantindo, não só a manutenção e conquista de novos mercados, mas também reduzindo o atual patamar de dependência científica e tecnológica do nosso país”, justificou.

De acordo com o parlamentar para que haja sustentação econômica e social do município de Manaus, o investimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação é fundamental e um importante instrumento que poderá alavancar o desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas, em parceria com as Universidades, Institutos e Centros de Pesquisa, que representam um grande potencial para a economia local.