Na madrugada desta quinta-feira (23 de abril), o vereador Aldenor Lima (União Brasil), presidente da Comissão de Proteção e Bem-Estar Animal (Compets) da Câmara Municipal de Manaus (CMM), participou da operação que resultou na prisão de um homem suspeito de atropelar intencionalmente cães em situação de rua na capital amazonense.
A prisão ocorreu no Aeroporto Internacional de Manaus Eduardo Gomes, onde o suspeito, identificado como Jefferson Buhler Figliuolo, de 35 anos, foi detido em flagrante enquanto tentava embarcar para São Paulo.
O caso de crueldade foi registrado na última quarta-feira (22 de abril), no bairro Parque 10. De acordo com as investigações, o homem teria direcionado propositalmente um veículo contra cães comunitários que estavam na calçada da rua Adalto Uchôa, nº 433. Imagens do ocorrido mostram os animais tentando fugir, mas sendo atingidos. Uma cadela morreu e outros cães ficaram feridos, dois deles seguem internados no Hospital Público Veterinário do Amazonas (HPVet-AM).
Gravidade
O vereador Aldenor Lima esteve envolvido no acompanhamento do caso desde o início e reforçou a gravidade da ocorrência, destacando que maus-tratos aos animais configuram crime previsto em lei.
“Acidentes acontecem, mas o que se faz depois deles é o que revela o caráter de uma pessoa. No caso de Jefferson, fica claro que houve intenção. Ele cometeu um verdadeiro assassinato contra os cãezinhos que estavam próximos à sua residência. De forma calculada, acelerou o carro, subiu a calçada e atingiu os animais, levando-os à morte. E não há qualquer justificativa para isso. Maus-tratos é crime, e ele deve responder com todo o rigor da lei”, ressaltou o vereador.
Segundo informações das autoridades, o suspeito foi conduzido ao 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde foi autuado por crime de maus-tratos aos animais. Durante a abordagem, ele afirmou que repetiria a ação, o que, segundo o parlamentar, reforça ainda mais a gravidade do caso.
“Ninguém é obrigado a gostar de animais, mas todos são obrigados a respeitar. Ao tentar fugir do estado pelo aeroporto, quando foi capturado, o indivíduo ainda afirmou, reiteradas vezes, que faria tudo de novo. Não podemos permitir que isso fique impune. Digo com toda convicção: aqui no Amazonas, é tolerância zero para quem comete maus-tratos”.
Caso segue em acompanhamento
A ocorrência segue sendo acompanhada pela Comissão de Proteção e Bem-Estar Animal (Compets), pela Comissão de Proteção aos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Amazonas (CPAMA-Aleam) e pela Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet-AM), que prestam suporte aos responsáveis pelos animais e monitoram o estado de saúde dos cães feridos.
Texto: Saadya Jezine (assessoria de imprensa do parlamentar)







