Início / Notícias / Após aumento de tentativas de suicídio, Capitão Carpê enaltece propostas de combate à depressão

Por dois dias seguidos, o vereador de Manaus Capitão Carpê (Republicanos) utilizou a tribuna do parlamento municipal para enfatizar o combate ao suicídio e a importância de políticas públicas voltadas para a saúde mental.

Nas redes sociais, diversas tentativas de suicídio na Ponte sobre o Rio Negro acenderam o sinal de alerta sobre a importância de agir para atenuar o problema.

Dentre as reivindicações de Carpê, estão diversas indicações feitas tanto ao executivo municipal quanto ao executivo estadual para adoção de medidas que visem intervir e reforçar a estrutura física da Ponte sobre o Rio Negro.

O aumento do gradil, ampliação da fiscalização no local e instalação de câmeras de segurança são as principais medidas, segundo o parlamentar, urgentes para proteger as vidas de pessoas com depressão na cidade de Manaus.

“Após essas medidas que visam intervir diretamente no problema, precisamos trabalhar na frente de prevenção desses casos, a ampliação do número de CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial) e uma possível criação de uma Base de Valorização à Vida na entrada da Ponte são medidas importantíssimas para o poder pública amparar essas pessoas”, afirmou.

Antigo Eduardo Ribeiro

O parlamentar enalteceu também o esforço feito pelo Governo do Estado do Amazonas em prol da saúde mental na capital amazonense. Carpê citou que o antigo Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro se tornou o Centro de Saúde Mental do Amazonas, agora localizado no bairro Planalto.

Com nova abordagem, o centro dispõe de 12 leitos de observação e oferece atendimento de urgência e emergência, além de internações rápidas.

Carpê enfatizou que a iniciativa é um passo importante para amparar pessoas com depressão, bem como pretende intensificar os diálogos com o Governo do Amazonas nos próximos dias para viabilizar o quanto antes melhorias na Ponte sobre o Rio Negro, as ações visam proteger vidas e melhorar o atendimento à população que busca suporte psicossocial.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador