Início / Notícias / Aprovado PL da Professora Jacqueline, que insere Feira Cultura Indígena de Terra Preta no Calendário de Manaus

O projeto de lei nº 195/2021, de autoria da vereadora Professora Jacqueline (União) foi aprovado nesta segunda-feira (16/5), na Câmara Municipal de Manaus. O PL, insere no Calendário Oficial da Cidade de Manaus, a Feira Cultural Indígena de Terra Preta/Baré do Baixo Rio Negro, a ser realizada anualmente na data de 25 de setembro.

Uma vez sancionada, a lei dá incentivo ao povo indígena e garante sustentabilidade aos produtores rurais da zona ribeirinha. “A população indígena e ribeirinha precisa não só de um resgate da sua própria história, mas também de suporte para expor seus produtos”, acrescentou.

A comunidade indígena Terra Preta está localizada em zona Rural, na margem esquerda do Rio Negro, no município de Manaus-AM, nas proximidades do arquipélago de Anavilhanas, um dos conjuntos de ilhas do Estado do Amazonas. Composta por aproximadamente 45 famílias indígenas das etnias Baré, Baniwa e Tukano, sendo, em sua maioria da etnia Baré, uma família da etnia Baniwa e uma família da etnia Tucano.

O Amazonas, segundo dados do senso demográfico de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), possui a maior população autodeclarada indígena do País, com 168,7 mil índios. Os demais estados possuem população na faixa de 15 mil a 60 mil indígenas. Dentre os tantos povos indígenas que habitam o amazonas, está o povo Baré. Esta comunidade está localizada na zona rural de Manaus, à margem esquerda do Rio Negro, no Amazonas. Seus habitantes são oriundos do município de São Gabriel da Cachoeira, localizado a 858 km da cidade de Manaus, pertencentes à etnia Baré.

Texto e foto: Renata Paula – Assessoria de Comunicação da vereadora