Início / Notícias / Câmara de Manaus passa a utilizar energia 100% solar. Economia pode chegar R$ 1 milhão por ano

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) já está funcionando, desde o dia 28/9, com energia 100% solar, fonte limpa e renovável e que ainda proporcionará economia de aproximadamente R$ 1 milhão por ano à Instituição.

Com o investimento feito pela gestão do presidente David Reis, a casa legislativa se destaca no cenário regional, e nacional, de instituições públicas que apostam na nova tecnologia.

A CMM, além da ISO 9001 (qualidade em processos), também conta a certificação ISO 14001, que trata justamente da boa gestão do meio ambiente.

O sistema instalado na Casa legislativa é composto por 1.426 placas para a captação solar. O conjunto pode gerar 769,65 kilowatts por mês, potencial superior ao consumo médio da Câmara, que é de 650 kilowatts mensais.

O projeto foi licitado no final de 2021, com os primeiros trabalhos iniciados no início deste ano de 2022. O valor de referência foi R$ 7 milhões e o licitado ficou em R$ 5,1 milhões, ou seja, com uma economia de quase R$ 2 milhões.

Para a administração, o investimento é um legado que fica. “A Câmara de Manaus agora passa a contar com uma fonte de energia limpa, ambientalmente sustentável e que vai gerar economia aos cofres públicos. Esse é um investimento que orgulha a 18ª legislatura”, destaca o presidente da CMM, David Reis.

Economia

Até então, com o uso de energia elétrica convencional, a fatura da Câmara estava na casa dos R$ 100 mil por mês. Com o uso do sistema de energia solar, esse valor deve ser reduzido para algo em torno de R$ 25 mil mensais.

O sistema tem garantia do fabricante de 12 anos, mas todo o material tem vida útil de aproximadamente 25 anos.