Início / Notícias / CMM encerra Semana da Segurança da Informação com palestra sobre crimes cibernéticos

Último dia do ciclo de palestras marca o Dia Internacional da Segurança da Informação

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) encerrou, nesta quinta-feira (30/11), a Semana de Segurança da Informação com palestra sobre crimes cibernéticos para servidores. O terceiro dia marca o Dia Internacional da Segurança da Informação, data com o objetivo fomentar assuntos relacionados a boas práticas, além de orientações aos usuários.

A roda de palestras foi promovida pela Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI) da Câmara Municipal, dividida em três dias de atividades. A coordenadora do ciclo de palestras, Bruna Cruz, ressaltou a importância da temática para o Legislativo Municipal.

“Essa semana da informação é referente ao Dia da Segurança da Informação e nosso objetivo foi trazer algumas palestras tanto para incentivar e conscientizar. O objetivo das palestras realmente é conscientizar e orientar as pessoas, até porque com várias atualizações os usuários ficam muito mais vulneráveis, principalmente no ambiente de trabalho”, afirmou.

Um dos assuntos do terceiro dia tratou sobre o combate a crimes cibernéticos, explicado pelo delegado da Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes Cibernéticos (DERCC) da Polícia Civil, Antônio Rondon. O titular afirma que as orientações possibilitam aos servidores obterem informações mínimas sobre as violações.

“Hoje a tecnologia faz com que todo mundo atue no mundo da internet, documentos pessoais, contas bancárias, o próprio dinheiro hoje é digital. Temos que ter uma atenção redobrada ao utilizar essa ferramenta. As orientações são para que cada servidor possa adquirir o mínimo de conhecimento e não ser vítima de crime cibernético”, pontuou Rondon.

Ainda no terceiro dia, uma palestra sobre segurança digital e proteção de dados, promovida pela coordenadora de cursos de tecnologia da faculdade UniNorte, Jéssica Oliveira, foi ministrada aos servidores.

Ciclo – O ciclo de palestras iniciou na terça-feira (28/11) com apresentação sobre os pilares da segurança da informação, ministrada pelo encarregado de proteção da dados Amazonas S/A (Prodam), Emerson Souza.

Na quarta-feira (29/11), a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi o tema central trazido pelo presidente fundador da Associação Amazonense dos Profissionais da Tecnologia e Inovação (AATEC), Wescley Rabelo.

Foto: Emerson França – Dicom/CMM